Sustentabilidade é um assunto em alta em todos os setores industriais. Isso ocorre pois, em um mundo que é cada vez mais afetado por problemas ambientais, empresas e entidades vêm buscando encontrar soluções que visem reduzir os impactos que suas operações e produtos causam ao meio ambiente. Em uma postagem anterior, já explicamos mais detalhadamente sobre a logística reversa, uma das medidas conscientes para promover a sustentabilidade. Já no texto de hoje, vamos falar sobre outra medida, que anda lado a lado à logística reversa: logística verde. Você sabe o que esse termo significa?

A Logística verde também é uma atividade que tem como objetivo ampliar o desenvolvimento sustentável de uma sociedade. Ela faz isso através de cuidados através de um planejamento cuidadoso do processo de saída, transporte, armazenamento e recolhimento de produtos ao final de sua vida útil, de forma a dar para estes materiais um destino apropriado, que evite a emissão de poluentes e preserve o meio ambiente.

Diferença entre Logística Reversa e Logística Verde

Uma confusão comum entre muitas pessoas é pensar que logística verde e logística reversa são a mesma coisa. A verdade é que, embora os dois termos tenham suas similaridades e compartilhem do mesmo objetivo de preservação do meio ambiente, eles também possuem ações distintas.

Por enquanto a logística reversa se preocupa com a aplicação de um ciclo sustentável de materiais e resíduos que já foram gerados por empresas, a logística verde procura atender aos princípios de preservação do meio ambiente antes mesmo do início do processo produtivo.

Ou seja, ao invés de apenas se preocupar com o destino dos resíduos, a logística verde defende o planejamento prévio das operações industriais – com foco em sustentabilidade, na chamada produção limpa.

Dessa forma, empresas que optarem pela logística verde não estarão apenas tentando reduzir o impacto que sua linha de produção causa à natureza, mas sim engajadas em fazer com que suas operações sejam menos prejudiciais ao meio ambiente do início ao fim, por exemplo, com a utilização de materiais que facilitem a reciclagem e decomposição.

Portanto, podemos concluir que a logística reversa é apenas uma parte da logística verde, que tem uma abrangência maior, já que engloba todo o processo produtivo.

Importância da Logística Verde

No contexto atual, quanto mais engajadas as empresas estiverem com causas ambientais e a preservação da natureza, mais credibilidade terão com os seus parceiros e clientes finais. Dessa forma, a aplicação de soluções de logística verde em seu negócio significará um ganho duplo, à medida que não só contribuirá para a construção de uma sociedade mais sustentável, como também irá fazer com que a sua empresa tenha uma imagem positiva no mercado.

Na Maxitrans, estamos dispostos a fazer com que nossas operações sejam o mais sustentáveis possível. Acreditamos que, ao fazer bem para o meio ambiente, estamos contribuindo para o bem-estar geral, da nossa equipe, clientes, parceiros e da sociedade como um todo.  Clique aqui para saber mais sobre nosso comprometimento com a sustentabilidade!