Em um post anterior, explicamos o significado do termo “3PL” e qual a sua aplicação no segmento de logística. Para relembrar, vamos ao seu conceito básico: 3PL quer dizer Third Party Logistics – do português Operador Logístico 3PL ou Terceirizado.

Em outras palavras, uma empresa que atua como 3PL ficará encarregada de cuidar de todos os processos logísticos da sua empresa. Mas você sabe quais as vantagens de contar com um operador logístico 3PL? No post de hoje, você entenderá as principais razões para adotar este modelo operacional e que tipo de empresa deve investir na terceirização dos seus processos. Confira!

Por que contratar um operador logístico 3PL?

1) Ideal para demandas de produção oscilantes

A terceirização a partir de um operador 3PL permite que você tenha maior flexibilidade de adaptar os seus processos logísticos com a sua escala de produção. Como você não precisará de um departamento de logística próprio, a frequência das operações pode ser medida de acordo com a demanda pelos seus produtos em cada época do ano. Assim, você não terá prejuízos com equipe/frota paradas em tempos de menor demanda ou falta de equipe/frota em épocas que a sua empresa for mais requisitada.

2) Responsabilidade compartilhada

Ao terceirizar uma operação logística, a responsabilidade sob os processos é compartilhada entre a sua empresa e o operador logístico 3PL escolhido. Dessa forma, os impactos de um erro por parte da sua empresa são minimizados, visto que você não ficará encarregado de formar uma equipe experiente e cobrar resultados. Ao encontrar um operador de confiança, tudo que você precisa fazer é monitorar as operações e certificar que todos os processos estejam rodando da forma acordada.

3) Maior integração dos setores/etapas da operação

Algumas empresas optam por terceirizar apenas uma parte dos seus processos logísticos, suprindo o restante das etapas internamente. No entanto, contar com o auxílio de mais de uma equipe para executar uma mesma operação pode acabar causando ruídos ou falhas de comunicação entre as partes envolvidas. Em outras palavras, caso todo o processo não esteja muito bem alinhado, a operação como um todo pode acabar comprometida.

Esse problema pode ser evitado ao contar com um operador logístico 3PL. Visto que a mesma empresa ficará responsável por todos os processos, há uma integração maior entre uma etapa e outra, resultando em resultados mais otimizados e eficientes.

4) Otimização de custos

A terceirização da logística da sua empresa reduz custos por centralizar todas as partes da operação em um só lugar. Além de conseguir fechar um preço mais em conta com um 3PL do que terceirizar cada etapa com uma empresa diferente, você também irá economizar por não precisar de uma estrutura própria de carretas, armazéns, estoques, etc.

5) Coletas e entregas programadas

Ao fechar um contrato com um operador logístico 3PL de confiança, todas as coletas e entregas da sua empresa serão cuidadosamente planejadas e executadas dentro dos prazos estipulados. Portanto, o suporte de um 3PL contribui para maior organização e pontualidade dos seus processos, desde o transporte da matéria-prima até a sua linha de produção, até a entrega dos seus produtos aos consumidores finais. E nada melhor que garantir uma experiência positiva e satisfatória aos seus clientes para fidelizá-los e fortalecer a imagem da sua empresa no mercado.

Quem pode se beneficiar de um operador logístico 3PL?

A contratação de um operador logístico terceirizado é ideal em cenários onde empresas possuem foco na produção em escala e no armazenamento de produtos para distribuição. Geralmente, este modelo logístico atende a setores que precisam de investimentos e ferramentas adequados para o controle e gestão da sua linha de produção, a fim de otimizar custos e processos.

Maxitrans – o parceiro ideal para terceirizar a sua logística! 

Conte com a Maxitrans para gerenciar a cadeia de abastecimento da sua empresa, cuidando de todos os processos logísticos e garantindo o máximo de eficiência e otimização de custos.

Com ampla experiência no segmento, estamos equipados para atuar como um elo entre a sua empresa e os seus diversos fornecedores e clientes finais. Nos encarregamos por atividades que vão desde a embalagem e transporte das cargas, até o armazenamento e controle de estoques.

Clique no botão abaixo para fazer um orçamento com a Maxitrans!