Você sabe o que é logística integrada? Se você trabalha com logística, provavelmente já ouviu falar sobre isso, já que esse é um dos termos mais usados pelos profissionais da área. Contudo, se você não tem a mínima ideia do que se trata, não se preocupe: depois desse post estará expert no assunto!

Então, vamos ao que interessa: a logística integrada é o gerenciamento estratégico da cadeia de suprimentos. Ou seja, o alinhamento de todas as etapas, desde a produção até o transporte e a entrega dos produtos, com o objetivo de otimizar a operação do início ao fim. Além disso, durante o processo, são geradas informações que são compartilhadas ao longo da cadeia para obter o máximo de êxito.

Mas, na prática, como aplicar a logística integrada?

Como explicamos anteriormente, o processo consiste em organizar uma cadeia muito bem alinhada. Por isso, para aplicação de uma logística integrada efetiva, é imprescindível que haja uma comunicação clara, constante e em tempo real entre todas as partes.

Para entender como isso funciona realmente, vamos citar um exemplo que temos aqui mesmo, na Maxitrans: nossa frota é inteiramente equipada com rastreador de satélite (GPRS), o que proporciona ao nosso cliente um maior controle sobre a localização e o status da sua carga. Dessa maneira, fica muito mais fácil gerenciar o percurso e solucionar possíveis problemas que possam ocorrer em seu andamento.

E quais são os benefícios da logística integrada?

Redução de erros e maior agilidade no processo

A logística integrada permite que a comunicação entre os fornecedores e seus parceiros seja estreitada, fazendo com que eles se tornem interligados e possam tomar decisões conjuntamente. Além disso, o fato de ter acesso a um “banco de informações” sobre a carga, faz com que essas decisões sejam tomadas a partir de dados confiáveis, o que ocasiona menos erros.

Como consequência da identificação de problemas de maneira rápida e objetiva, as soluções também são dadas em um menor espaço de tempo, o que gera maior agilidade no processo como um todo.

Aumento da produtividade

A correção de falhas e otimização dos processos ao longo da cadeia de suprimentos faz com que seja possível mensurar todas as operações e identificar qual é o melhor método de trabalho. A partir daí, pode-se promover melhorias no ambiente ou eliminar etapas desnecessárias, o que ocasiona um aumento da produtividade.

Redução de custos e aumento do lucro

A redução de custos é, na verdade, uma consequência de todas as vantagens citadas acima: através do aumento da produtividade e da diminuição de erros, diminui-se também os desperdícios de tempo e produto, pois já se sabe os processos que funcionam e os que devem ser eliminados. Logo, o número de operações falhas cai e o de bem-sucedidas sobe, o que reduz os custos consideravelmente.

Além disso, como consequência da maior agilidade, torna-se possível que a empresa consiga realizar mais demandas. Logo, além da diminuição de custos é possível aumentar o lucro e a sua cartela de clientes (ou de operação por clientes).

Criação de vantagem competitiva

Qualquer processo que promove melhorias na cadeia de produção e reduz os custos faz com que a companhia se destaque frente às outras no mercado, ou seja, gera uma vantagem competitiva.

A logística integrada pode ser interpretada como uma evolução da logística tradicional. Por isso, a transportadora que faz um controle inteligente do seu processo, com certeza irá se destacar daquelas que ainda se mantém no passado.

Em suma: enquanto algumas empresas estarão buscando os erros da sua cadeia em um método de tentativa-e-erro, as que adotarem a logística integrada já terão as respostas.

Conte com a Maxitrans para implantar a logística integrada na sua empresa!

Agora que você já entendeu as vantagens da logística integrada, é hora de adotá-la no processo estratégico da sua empresa! Nós, da Maxitrans, oferecemos esse serviço para demandas de transporte nacional, exportação ou importação.

Para operações nacionais, nossa equipe opera junto com o cliente em todas as fases: desde o recebimento das cargas nos terminais, até o armazenamento e distribuição nos grandes centros urbanos ou nas fábricas.

Nas operações internacionais, oferecemos o mesmo apoio. Nossa infraestrutura atende demandas em todo o Mercosul, desde a coleta na fábrica e armazenagem do produto até a sua exportação.

logistica integrada