Na postagem de hoje, iremos abordar um tema bastante presente no cotidiano de muitos profissionais de logística e indústrias no geral: gestão e classificação de estoques. Afinal, você sabe o significado disso e quais os diferentes tipos classificados de estoque?

Em um contexto industrial, esse termo diz respeito ao processo de gerenciamento dos recursos materiais utilizados na linha de produção de uma empresa (matérias-primas, produtos semiacabados, componentes para montagem, materiais administrativos e derivados).  Esse processo começa na escolha do tipo de estoque a ser utilizado pela sua empresa, passando pela organização da sua cadeia de suprimentos de forma a suprir esse estoque da melhor maneira, e chegando no controle de inventário, que deve ser feito de forma periódica.

A partir da gestão de estoques, é possível obter uma vantagem competitiva no mercado. Isso ocorre, pois, através de análise e planejamento estratégico, você será capaz de definir qual a quantidade ideal de estoque sua empresa deve manter a fim de, ao mesmo tempo, cortar gastos e estabelecer uma linha de produção eficaz para atender a sua demanda- seja ela qual for.

Principais vantagens de fazer uma boa gestão de estoque

  • Otimização de custos

Através de um sistema de gestão de estoques bem estruturado, uma empresa é capaz de economizar em suas operações. Isso ocorre pois, você irá saber exatamente a quantidade de mercadoria deve adquirir em determinadas épocas, a fim de assegurar que estará pagando o preço mais baixo possível.

Uma fábrica de chocolate, por exemplo, sabe que a procura por suas mercadorias é muito maior na época da páscoa. No entanto, durante esse período, sua matéria-prima (cacau), é vendida por um preço mais caro. Portanto, a partir de planejamento prévio de gestão de estoques, essa empresa será capaz de se organizar para garantir a compra antecipada da quantidade certa de cacau para suprir sua necessidade para a páscoa, armazenando-o a fim de garantir um preço justo.

  • Continuidade das operações

Outra grande vantagem de uma gestão de estoque eficaz é que, através dele, sua empresa estará pronta para alinhar suas operações durante o ano todo. Sua linha industrial será mais organizada e você não precisará se preocupar com falta ou excesso de matéria prima em determinadas épocas. Tudo será cuidadosamente planejado para assegurar que suas atividades sigam com continuidade e sem contratempos.

Conheça os diferentes tipos de estoque

  1. Cíclico ou rotativo

O estoque cíclico é a opção mais viável para empresas que operam com vários produtos ou cuja linha de produção possui várias etapas. Em outras palavras, caso a estrutura operacional de uma empresa não comporte a produção contínua e simultânea de tudo que ela comercializa, ela irá desenvolver um planejamento de estoque que permite que o seu ciclo produtivo ocorra em ciclos.

  1. Estoque de segurança

O estoque de segurança tem como objetivo resguardar uma empresa de sofrer qualquer imprevisto na comercialização de seus produtos. As empresas que optam por esse estoque armazenam uma quantidade maior de produtos do que precisam para sua demanda momentânea. Assim, caso ocorra algum problema como atrasos com fornecedor ou matéria-prima em falta, suas operações continuam normalmente.

  1. Estoque de antecipação

Esse tipo de estoque é utilizado, em sua maioria, por empresas que possuem oscilação de demandas sazonais. Ao preverem que em determinada época do ano a procura por suas mercadorias irá aumentar, elas já se estruturam para estocar matéria-prima suficiente para suprir sua necessidade futura.

O estoque de antecipação também pode ser usado em situações em que o fornecimento é inconstante, como no setor alimentício.

  1. Estoque em trânsito

Como o nome já diz, estoque em trânsito diz respeito ao armazenamento dos itens que estão em processo de trânsito, sob responsabilidade da transportadora.

Como a Maxitrans pode te ajudar com sua gestão de estoques

Através de parcerias estratégicas, a Maxitrans oferece um eficiente serviço de gestão de estoques. Participamos deste processo ativamente com o estoque em trânsito nos embarques LTL – Brasil-Argentina-Brasil, ou transportando e gerenciando P.Os. para estoque de segurança.

Para saber mais informações, converse com um de nossos consultores!