Inúmeras variáveis podem influenciar na composição de valor do transporte rodoviário. Isso explica a necessidade de fornecer tantos dados sobre a sua demanda para a transportadora ao solicitar uma cotação de frete. Somente desta forma é possível precificar o transporte das suas mercadorias de forma exata.
Qualquer negócio que possui a logística como pilar para o seu funcionamento deve ter entendimento sobre como fazer uma cotação de frete. Afinal, a etapa da precificação é determinante quando o objetivo é encontrar a transportadora que oferece melhor relação custo-benefício.
Além disso, como na maioria das vezes o embarcador possui urgência na negociação, saber todos os dados necessários para cotar um frete também pode ser uma mão na roda. É por isso que, neste post, você saberá exatamente o que precisa para solicitar uma cotação de frete rodoviário. Confira!
Dados necessários para solicitar cotação de frete
- Informações pessoais – Nome, E-mail e Telefone;
- Cidade de origem e cidade de destino;
- Prazo para a demanda;
- Tipo de mercadoria;
- Tipo de embalagem;
- Dimensões da embalagem;
- Quantidade de volumes;
- Peso de cada volume;
- Se os volumes podem ou não ser empilhados;
- Observações complementares – (peculiaridades da carga, condições especiais de transporte, etc).
Agora que você já sabe os dados que precisa reunir para cotar um frete, pode se organizar para providenciá-los assim que possível. Além de facilitar o processo de precificação da sua demanda, ainda permite que você tenha tempo de consultar diferentes transportadoras antes de bater o martelo.
Contudo, tenha em mente que nem sempre a cotação mais baixa é a mais indicada. A tradição e os diferenciais competitivos da transportadora também devem ser analisados. Alguns aspectos que devem ser avaliados são a infraestrutura da empresa, qualidade da frota, seguro de transporte e tecnologia utilizada para rastrear os veículos.
Ao encontrar o equilíbrio entre preço justo e qualidade de serviço, a sua empresa terá a estratégia perfeita para descolar os seus produtos de forma competitiva e gerar uma economia significativa com os processos logísticos.
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