Você já parou para pensar em como o mercado está cada vez mais competitivo? Pois é. Diante desse cenário, é necessário que as empresas desenvolvam estratégias que visem minimizar erros e aprimorar operações, como é o caso da logística de distribuição.

Essa técnica pode ser definida como um conjunto de atividades estruturadas destinadas à gestão de produtos, desde a saída até a entrega no ponto final de consumo. Além disso, ela também compreende o processo de definição e da gestão dos canais de venda.

Logo, empresas que conseguem executar bem essa cadeia adquirem uma boa reputação no mercado, além de se tornarem rentáveis e lucrativas. Por isso, leia o nosso post e saiba como transformar o seu negócio a partir de uma boa distribuição logística.

Logística de distribuição: saiba como otimizar esse processo

Essencialmente, um processo de distribuição envolve cinco etapas. Conheça quais são:

Gestão de transporte

Nessa primeira fase, a empresa precisa escolher qual será o transporte utilizado na sua operação. Para isso, ela deve levar em consideração as individualidades da mercadoria e qual é o modal mais adequado para carregá-la.

Se você estiver transportando itens perecíveis, por exemplo, provavelmente terá que optar pelo frete aéreo, já que ele é o que possui a entrega mais rápida. Além disso, a gestão de transporte serve de base para a realização do cálculo do frete.

Checagem e expedição de mercadorias

Nesse segundo procedimento, ocorre a conferência das quantidades, tipos e destinos das cargas. Ou seja, essa é uma etapa imprescindível para o sucesso da sua operação, já que ela se relaciona diretamente com a satisfação do cliente.

Logo, certifique-se de que os profissionais escolhidos para a checagem e a expedição de mercadorias são compromissados e atentos. Afinal, um erro significa um produto final equivocado, além de alterar negativamente a percepção de qualidade do consumidor e a avaliação do nível de serviço prestado.

Administração de frete

Essa fase está diretamente ligada à gestão do ciclo de frete nas empresas. Nela, são definidos o cálculo de frete, cotações, negociação e formas de pagamento.

Além disso, um processo eficiente permite que as empresas tenham um bom controle financeiro e operacional, além de um escoamento de qualidade.

Por isso, tenha em mente que organizar e administrar seus fretes com qualidade gera economia. Isso porque você terá uma noção direta sobre a verba que está sendo investida e quanto sobra para ser direcionado para outros departamentos.

Análise e acompanhamento de indicadores

Durante essa atividade, você definirá algumas métricas a serem monitoradas. Elas serão as reponsáveis por medir o quanto o seu negócio está indo bem. Por isso, fazer uma análise correta dos indicadores é uma maneira de obter um feedback sobre os seus erros e acertos.

Tudo isso, além de facilitar o trabalho dos gestores, permite que as decisões sejam tomadas assertivamente, oferece materiais para a execução de um novo planejamento (ou para realizar melhorias no antigo), além de criar um viés administrativo capaz de prever e minimizar gargalos logísticos.

Roteirização

Chegamos à última etapa da logística de distribuição. Nela, ocorre a otimização e a definição das melhores e mais eficientes rotas em termos operacionais e financeiros. Por isso, o nome roteirização faz referência à um roteiro bem calculado sobre todo o trajeto até a entrega dos produtos – seja ao consumidor final ou às lojas responsáveis pela comercialização das mercadorias.

Logo, você precisará de um estudo eficiente que leve em consideração seu prazo de entrega, todas as alternativas de caminho, o total de combustível gasto em cada um deles e os possíveis problemas que possam ocorrer durante o percurso (obras na estrada, acidentes, vias fechadas etc.).

Precisa de auxílio para colocar a logística de distribuição em prática?

Como você deve ter percebido, uma boa administração da logística de distribuição disponibiliza para a empresa um controle efetivo dos seus processos, o que gera diferenciais positivos e previsibilidade financeira.

Além disso, dada a pressão cada vez maior para aumentar a satisfação dos clientes, entregar um produto final sem erros é, sem dúvidas, uma das maneiras de garantir um consumidor satisfeito. E, consequentemente, uma compra de retorno.

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