• Português
  • English
  • Español

Gestão de transporte para o sucesso da sua entrega

Posted on

(536)

A gestão de transporte é o controle da movimentação física de uma carga entre um ponto e outro. Quando aliada à um sistema eficaz, ela é capaz de gerar inúmeros benefícios financeiros e organizacionais, pois controla todos os gastos que dizem respeito aos veículos.

Estima-se que um negócio gasta em torno de 15% de sua receita com logística. Desse percentual, 60% é dedicado ao transporte. Consegue perceber a importância de realizar um gerenciamento de transportes na sua empresa?

Gestão de transporte: como melhorar esse processo

Crie estratégias de entrega

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o sucesso do resultado das operações logísticas não depende exclusivamente de entregas rápidas, dentro do prazo previsto, mas sim de todo um conjunto de ações.

Não faz sentido, por exemplo, fazer esforços para que a mercadoria seja rapidamente entregue se não há cuidado no armazenamento durante a viagem. Dessa maneira, o cliente está sujeito a receber o produto danificado ou estragado.

Ainda nesse sentido, se a empresa investe na modernização de frotas ou tecnologias intra-veiculares, mas não capacita seus funcionários, o desempenho continuará abaixo das expectativas.

Logo, é preciso pensar em estratégias que se beneficiem mutuamente e trabalhar para que o resultado final seja melhor em todos os sentidos, não somente em um.

Mantenha-se atualizado

Hoje em dia, você sabe como o mercado está mudando rápido, não é mesmo? Todos os dias, novas tecnologias e estratégias são testadas e, por isso, se atualizar é fundamental!

Uma boa maneira de estar sempre à par do que acontece é ir à feiras de logística e transporte. Você pode também ficar atento ao que os seus concorrentes e as maiores empresas do ramo estão fazendo.

A logística compartilhada, por exemplo, é uma das grandes novidades no transporte de cargas atualmente. A ideia básica é reunir empresas que tenham interesses em comum e criar mecanismos que viabilizem o compartilhamento de serviços, como espaços em armazéns ou transportes. Dessa maneira, economiza-se espaço, dinheiro e tempo!

Adote sistemas de controle

Saiba usar a tecnologia ao seu favor! Hoje em dia, existem diversos sistemas de controle e softwares que ajudam a acompanhar a viagem em tempo real. É possível monitorar carros à distância e colher relatórios sobre o desempenho da viagem. Dessa maneira, você consegue ver em que ponto a sua carga está, se está indo na direção correta e ainda prever um prazo para a entrega final.

Além disso, alguns sistemas permitem que você converse em tempo real com os motoristas. Assim fica mais fácil ser avisado sobre qualquer imprevisto e ter a liberdade para fazer mudanças no trajeto, caso seja necessário.

Antecipe as demandas

Claro que você não vai saber 100% das suas demandas futuras, mas depois de algum tempo de experiência, seu negócio já consegue perceber as que são mais frequentes e fáceis de prever (além das fixas, claro). Por isso, faça um planejamento de demandas levando em consideração quantidade, sazonalidade, recorrência de compras etc.

Esse procedimento vai prevenir que você atrase entregas ou não tenha os produtos quando seus clientes forem procurar por ele. Além disso, isso evita que, ao não encontrar seu produto, o público acabe por comprar com seu concorrente.

A qualidade do serviço também faz parte da gestão de transporte!

Garantir um transporte de qualidade significa se comprometer com todas as etapas do processo, desde o planejamento até a entrega final do produto. Por isso, optar por uma empresa de qualidade é fundamental!

A Maxitrans conta com uma moderna e diversificada frota de caminhões, pronta para atender às mais específicas demandas rodoviárias dos nossos clientes, prezando sempre pela agilidade e eficiência.


Send Comment