Se o seu trabalho está de alguma forma relacionado com as práticas de logística, é importante que você esteja familiarizado com os conceitos de frete CIF ou FOB. Afinal, estes dois incoterms são bastante presentes na rotina de um profissional do ramo de transportes e comércio exterior. Mas para começar, você sabe o que são incoterms?

Incoterms (International Commercial terms) são termos comerciais internacionais criados para facilitar os contratos de comércio e transporte entre países. Esses termos foram criados no início do século XX, como resultado da aceleração do comércio internacional na época. Desde então, passaram por várias revisões, tendo a última acontecido em 2010.

Normalmente, os incoterms de frete CIF ou FOB são utilizados para determinar, entre o fornecedor e o comprador, de quem é a responsabilidade de pagamento do frete. Confira as definições abaixo para entender sobre esses conceitos!

Frete CIF

O frete CIF (Cost, Insurance and Freight), que pode ser traduzido como Custo, Seguro e Frete é utilizado para os transportes de carga em que o valor do frete é pago na origem. Dessa forma, as responsabilidades do transporte, assim como os custos operacionais envolvidos na operação, ficam sob responsabilidade do fornecedor do produto.

Nestes casos, o valor do produto já costuma incluir os custos que o fornecedor teve com a logística da carga até que ela chegasse ao destino do consumidor final.

Vantagens da utilização do frete CIF

Para o comprador:

* Como o transporte já está pago desde o embarque da carga no ponto de origem, a compra e liberação da carga no destino final ocorrem de forma simplificada;

* Menos custos logísticos. Visto que o transporte será encargo do vendedor, o comprador não precisa de manter uma equipe logística interna para gerenciar essas demandas.

* Além de se isentar do pagamento de custos do frete, o comprador também se isenta de qualquer responsabilidade sob a carga até o momento em que a recebe. Isso significa que, caso as mercadorias sofram algum tipo de dano durante o transporte, quem deve arcar com o prejuízo deve ser o vendedor – sem custos adicionais para o comprador.

Para o vendedor:

* O prazo de entrega fica a critério do vendedor, que pode usá-lo como um diferencial competitivo na hora de negociar um frete;

* Passa maior segurança para o comprador e, portanto, aumenta as chances de venda;

* Maior satisfação dos clientes. Como o controle do transporte fica inteiramente sob responsabilidade do vendedor, ele pode garantir que suas entregas sejam realizadas com eficiência e segurança.

Caminhão de carro dirigindo na estrada, carro no transporte rodoviário de estrada

Frete FOB

O frete FOB (Free on Board), que pode ser traduzido como Posto a Bordo, é utilizado quando a responsabilidade pelo pagamento da carga fica ao encargo do comprador. Ou seja, uma vez que a mercadoria é embarcada para transporte, ela é considerada como entregue e está sob a responsabilidade do comprador.

Neste caso, portanto, o fornecedor fica isento dos custos envolvidos no frete da carga e a sua responsabilidade acaba uma vez que as mercadorias são entregues para a transportadora.

Vantagens da utilização do frete FOB

Para o comprador: 

* Como a responsabilidade do transporte é do comprador, ele possui maior controle sob o frete e tem autonomia para determinar todos os detalhes da operação, como prazo de entrega e até mesmo o modal de transporte;

* Utilizando o frete FOB, o comprador tem flexibilidade para cotar com as transportadoras de seu interesse e escolher aquela cujo preço melhor condiz ao seu orçamento, garantindo operações mais competitivas.

Para o vendedor:

* O frete FOB é mais cômodo para o vendedor, visto que a sua responsabilidade acaba no momento que o produto for despachado para transporte;

* Caso ocorra algum problema durante o frete, o vendedor fica isento de qualquer tipo de prejuízo.

Frete CIF ou FOB: Qual o ideal para a sua carga?

A escolha entre utilizar frete CIF ou FOB depende do acordo estabelecido entre o fornecedor e comprador da mercadoria transportada, podendo variar de caso para caso. Na Maxitrans, facilitamos as negociações entre as duas partes a partir da prestação de um serviço confiável, ágil e seguro. Nossos serviços são competitivos e garantem o melhor custo benefício do mercado para a realização do seu frete.

Quer saber mais? Clique no botão abaixo para falar com um de nossos consultores. Teremos prazer em desenvolver a melhor solução para a sua carga!