O mercado de logística vive um cenário de constante evolução. Dessa forma, também se torna cada vez mais concorrido. É por isso que, a fim de se manterem competitivas em seu segmento de atuação, empresas de logística deixaram de focar suas atividades exclusivamente no lado operacional dos processos e passaram a pensar em soluções que supririam as necessidades de seus clientes como um todo. E daí surgiu a logística integrada.

A logística integrada propõe um sistema inteligente, desenvolvido para monitorar o fluxo logístico de uma empresa e gerenciar suas atividades. O resultado é o alinhamento de processos, prevenção de erros e otimização de custos.

Entendendo a Logística Integrada

Você pode estar se perguntando: afinal, o que é logística integrada?

Como o nome mesmo sugere, a logística integrada é o gerenciamento estratégico da cadeia de suprimentos, onde todas as etapas estão alinhadas, desde a produção, até o transporte e entrega dos produtos em seu destino final. Além disso, ela se trata ainda do fluxo de informações gerado e compartilhado ao longo desta cadeia.

Quais são os seus benefícios?

O maior benefício da logística integrada é que, através dela, é possível ter total controle sobre o fluxo dos seus produtos e processos. Em outras palavras, ela permite que o gestor de uma empresa tenha uma visão mais geral e detalhada sobre as suas operações, do momento que a sua mercadoria sai da linha de produção até quando chega à sua última ponta.

Além de trazer mais agilidade, a logística integrada também facilita a implementação de melhorias nos processos e a constante otimização das rotinas de trabalho. Dessa forma, ela é vantajosa a todos os setores envolvidos na cadeia logística de uma empresa, gerando resultados satisfatórios, como o aumento da produtividade e até mesmo a redução de custos operacionais.

Quais são as áreas comprimidas pela logística integrada?

A logística integrada é dividida em 3 fases. Entenda mais sobre cada uma delas!

  • Logística Inbound

A Logística Inbound é o fluxo de entrada da cadeia de suprimentos da sua empresa, ou seja, o transporte de matérias primas e outros produtos inacabados até à fábrica, onde ocorrerá a linha de produção.

Um planejamento de Logística Inbound envolve uma série de etapas, que vão desde a coleta dos produtos e matérias primas com os fornecedores e/ou em áreas portuárias e aeroportuárias, até o transporte dos mesmos para os centros de produção.

  • Logística Outbound

A Logística Outbound, por sua vez, se trata de todo o trâmite que ocorre após o processo produtivo, ou seja, desde o recolhimento dos produtos finais nos centros de produção até a sua entrega em pontos de distribuição (portos, aeroportos e armazéns), e/ou dos pontos de distribuição até os clientes finais.

Um planejamento de Logística Outbound envolve uma análise detalhada de projeto, que irá determinar qual a melhor maneira de transportar as suas mercadorias.

  • Logística In House

Por fim, a Logística In House consiste na prática de assumir total ou parcialmente os ativos dos clientes. Isso é, transferir todas, ou parte de suas responsabilidades logísticas para uma empresa especializada no assunto, como a Maxitrans.

Essa modalidade é interessante para empresas que, ao mesmo tempo, desejam otimizar a sua cadeia logística, mas não possuem expertise ou infraestrutura capaz de suprir todas as etapas da mesma de forma eficiente.

Seja qual for a sua demanda de logística integrada, a Maxitrans está pronta para atendê-la! Realizamos as três modalidades dessa solução (Inbound, Outbound e In House), e somos o parceiro ideal para ajudá-lo a alinhar todos os processos de sua cadeia logística, garantindo total custo benefício e eficiência.

Clique aqui e saiba mais sobre essa solução!