Transportar cargas pesadas é uma tarefa difícil e que requer muita responsabilidade. Isso porque o setor de logística atua diretamente na satisfação total do cliente. Se alguma das etapas da cadeia logística não funcionar como esperado, a carga pode não chegar da maneira correta ao consumidor final e a credibilidade da empresa é comprometida. Por isso, o transporte de cargas pesadas deve ser feito com eficiência.

Por se tratar de um carregamento de grande porte, é preciso estar atento quanto aos requisitos do mercado e da lei. Todas as normas devem ser cumpridas de maneira a realizar o deslocamento da forma mais segura possível. Neste post, falaremos um pouco sobre essas  exigências e como se adequar a elas para obter sucesso.

Como realizar um transporte de cargas pesadas efetivo

Planeje-se

Essa etapa é fundamental. Para transportar a carga pesada da melhor maneira possível, analise todas as etapas do projeto: as individualidades do produto, o tempo em que deve ser entregue, a rota, o peso etc… Depois dessa triagem, avalie qual é o transporte mais adequado para a operação.

Rotas e legislação

O setor de transporte de carga pesada é um dos que mais sofre burocracias. Para dar inicio às atividades, é preciso estar regulamentado em diferentes órgãos municipais, estaduais e internacionais (Mercosul). Além disso, constantemente surgem projetos que alteram leis referentes ao transporte de carga. As taxas e restrições de tráfego também são constantemente alteradas. Logo, é preciso que a empresa se atualize sobre a legislação e as rotas para evitar imprevistos.

Mapeamento

Como colocado no item anterior, é preciso considerar a legislação (e outras variáveis) para escolher e traçar a rota mais efetiva no transporte de cargas pesadas. Assim que decidido, faça um mapeamento para que não haja nenhum tipo de erro ou mal entendido no trajeto.

Gerenciamento de risco da operação

Gerir o risco de operação significa fazer uma triagem com os possíveis impactos e erros que podem vir a ocorrer (ex: acidente, rota fechada, greve, etc). Depois de feita, é preciso mensurar quais são os impactos e as probabilidades dessas situações se concretizarem. A gestão de risco é feita para evitar que a empresa se prejudique ou que ela esteja despreparada para um eventual problema.

Saiba mais sobre os nossos serviços de transporte de cargas pesadas

Efetuar esse tipo de transporte é uma tarefa que precisa de muito planejamento, e o descumprimento ou o descaso com qualquer uma das etapas citadas pode tornar a sua operação um desastre. Por isso, nós, da Maxitrans, nos atentamos a todos os detalhes para entregar aos clientes um serviço de qualidade. Entre em contato conosco para saber mais a respeito dos nossos serviços!