Supply Chain é um termo em inglês que significa “cadeia de suprimentos”. Ele diz respeito a todo o processo que ocorre dentro da linha de produção de uma empresa, desde a coleta de matérias primas e fabricação dos produtos, até a entrega dos mesmos para o consumidor final.

Mas qual a relação entre logística e supply chain? 

A logística tem um papel essencial dentro do gerenciamento de uma cadeia de suprimentos. Afinal, é ela que irá determinar toda a movimentação necessária para assegurar que os fluxos produtivos de determinada empresa sejam devidamente abastecidos.

Em outras palavras, a logística concentra os seus esforços em desenvolver um planejamento estratégico de transporte para cada tipo de produto, garantindo que eles cheguem a seu destino com agilidade e segurança.

A gestão de supply chain, por sua vez, tem uma maior abrangência, pois engloba todas as etapas da linha de produção. No entanto, para o bom funcionamento da cadeia de suprimentos, as duas atividades precisam andar lado a lado!

Aplicação do supply chain em uma empresa

O gerenciamento da cadeia de suprimentos varia de acordo com a dinâmica específica de cada empresa. No entanto, em um contexto geral, o esquema se apresenta da seguinte forma:

  • Análise e planejamento estratégico conforme oferta e demanda;
  • Contato com fornecedores e abastecimento da linha de produção;
  • Fabricação do produto;
  • Armazenamento;
  • Venda e transporte para distribuidores;
  • Atendimento ao consumidor e constante melhoria de processos.

Benefícios de uma boa gestão de supply chain

A gestão eficaz do supply chain é fundamental para que haja uma maior coordenação entre todas as partes envolvidas em um processo produtivo: fabricantes, fornecedores, transportadoras, varejistas e a até mesmo consumidores. Esse gerenciamento permite que determinada empresa monitore os seus fluxos de informação, produtos e capital, agilizando suas operações e evitando problemas e gastos desnecessários.

Confira alguns dos principais benefícios desse gerenciamento abaixo:

  • Integração de Operações

A medida em que o gerenciamento da cadeia de suprimentos engloba todos os setores envolvidos em uma linha de produção, ele permite uma maior integração de operações. Ou seja, haverá uma comunicação eficaz entre as partes!

  • Gerenciamento de Risco Efetivo

A partir da gestão de supply chain, uma empresa é capaz de identificar as vulnerabilidades de seu processo produtivo. Essa antecipação permite que ela desenvolva uma estratégia eficaz de gerenciamento de riscos ao longo de todas as etapas de sua cadeia de suprimentos.

  • Aumento da Lucratividade

Esse gerenciamento também possibilita a redução de custos operacionais. A partir de sua implementação, é possível definir a quantidade certa de produtos que deve ser armazenada, evitando gastos com armazenamento desnecessário e otimizando estoques. Portanto, essa gestão pode beneficiar o produtor, que vai ter menos gastos e, consequentemente, um aumento em sua receita.

  • Aplicação de Melhorias

Por último, mas não menos importante, o gerenciamento de supply chain facilita o constante aprimoramento na prestação de serviços. Além de trazer mais agilidade e eficiência na entrega do produto, ele também estabelece contato próximo entre fabricante e consumidor final. E a partir de seus feedbacks, é possível implementar melhoras sempre que necessário.

Através do serviço de Logística Integrada, a Maxitrans pode prestar assistência completa no gerenciamento de sua cadeia de suprimentos. Fale com um de nossos consultores para mais informações!