São inúmeros os riscos a que exportadores e importadores estão expostos ao transportar uma carga. Isso faz com que a contratação de um seguro de cargas seja imprescindível. Ele irá garantir que a parte interessada, seja ela o transportador, embarcador ou destinatário, esteja devidamente protegida durante um frete. O seguro, portanto, visa o ressarcimento de qualquer dano financeiro ocasionado por um eventual problema durante o transporte de suas mercadorias.

O seguro de cargas pode ser nacional ou internacional, e compreende mercadorias e bens transportados em qualquer modal: aéreo, marítimo ou terrestre. Sua contratação é de suma importância para diminuir riscos e eliminar prejuízos que podem ocorrer em decorrência de uma falha ou atraso no transporte de cargas.

Tipos de seguro de transporte

Existem três modalidades de seguro no âmbito do transporte de cargas. Saiba mais sobre cada uma delas abaixo!

  • Seguro de Responsabilidade Civil

Este tipo de seguro é obrigatório por lei, assim como o DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres). Ele deve ser contratado pelo transportador, a fim de assegurar que o dono da carga não tenha que arcar com prejuízos relativos ao transporte de suas mercadorias. Para este tipo de seguro, a cobertura é geralmente mais limitada, contemplando apenas danos sofridos por um acidente e não cobrindo, por exemplo, prejuízos gerados em decorrência de roubos ou furto da mercadoria.

  • Seguro de Transporte de Cargas Nacional

Este tipo de seguro deve ser contratado a parte, como garantia de que o dono da mercadoria não tenha que arcar com nenhum tipo de prejuízo relativo ao transporte rodoviário de sua carga, seja qual for a sua origem e destino (desde que dentro do território nacional). O Seguro de Cargas possui uma cobertura mais abrangente do que o Seguro de Responsabilidade Civil, proporcionando uma maior proteção do frete em casos de roubo, atrasos e danos com a carga. Transportadoras de confiança, como a Maxitrans, já oferecem este seguro como parte de seus serviços, assegurando que o seu frete nacional ocorra da melhor maneira possível.

  • Seguro de Transporte de Cargas Internacional

O Seguro de Transporte de Cargas Internacional é a modalidade utilizada para as operações de comércio exterior. Como o transporte internacional geralmente envolve mais de um modal, o seguro possui uma cobertura abrangente e multimodal, assegurando a proteção da mercadoria desde a origem até o destino final. Além da indenização para eventuais perdas e danos à carga transportada, esse tipo de seguro também cobre impostos, frete e outras despesas do gênero. Sua estrutura é baseada nos chamados Incoterms (Termos Internacionais de Comércio), propondo um entendimento entre as responsabilidades, direitos e obrigações específicas e recíprocas do comprador e exportador. Como no caso do seguro nacional, ele deve ser contratado a parte.

Na Maxitrans, oferecemos o seguro ideal para o transporte nacional ou internacional (Mercosul) de sua carga. Nossas coberturas são definidas conforme a atividade de sua empresa, o tipo da carga e percurso, a fim de garantir a total eficiência do seu frete. Além disso, para otimizar o processo ainda mais, oferecemos também Gerenciamento de Riscos, como você pode ver aqui!

Fale com um de nossos consultores para saber mais sobre os nossos serviços de transporte e opções de seguro de transporte disponíveis!