Projetos logísticos são essenciais para o bom funcionamento de uma empresa. Isso porque a logística de qualquer negócio – independentemente do seu campo de atuação – é tida como ponto determinante para que sua marca ganhe vantagem competitiva no mercado e adquira resultados satisfatórios.

Desenvolver projetos logísticos nada mais é do que construir um planejamento que englobe todas as atividades operacionais da cadeia de suprimentos de uma empresa. Esse planejamento deve estar alinhado com a  sua estratégia organizacional, de forma que ambos trabalhem juntos em prol de um objetivo maior.

Por exemplo, se o objetivo principal de uma empresa é garantir agilidade nas entregas, é preciso desenvolver um projeto de logística que possa ser rapidamente executado. Por outro lado, caso a empresa deseje focar em produzir mercadorias de baixo custo, deve-se concentrar o planejamento em eficiência de operações e prospecção de fornecedores/parceiros que ofereçam preços competitivos.

Tendo um objetivo claro, é possível desenhar projetos logísticos com mais assertividade, garantindo que cada etapa da sua cadeia de suprimentos contribua para um resultado final satisfatório.

Projetos logísticos: principais benefícios

Diferencial competitivo

Investir no projeto de logística do seu negócio é sinônimo de ter um diferencial competitivo frente aos concorrentes. Atualmente, há uma enorme quantidade de ferramentas disponíveis para criar estratégias e desenvolver projetos logísticos mais efetivos.

Com isso, os clientes finais estão cada vez mais exigentes quanto à qualidade do serviço que lhes é entregue. Ou seja, a empresa que for capaz de passar uma boa imagem através dos seus processos logísticos tem mais chances de agradar o público e fidelizar os seus clientes.

Otimização de custos

A criação de projetos logísticos personalizados com a realidade da sua empresa também proporciona a redução de custos operacionais. Planejar os seus processos de logística de forma eficaz auxilia na redução desperdícios, aumento da produtividade e diminuição de erros/retrabalhos. Com isso, qualquer gasto desnecessário na sua cadeia de suprimentos será cortado.

E o que é melhor: a otimização de custos operacionais somada à fidelização dos clientes resulta no aumento da lucratividade para o seu negócio!

Mais agilidade nos processos

Processos logísticos viabilizam a implementação do que chamamos de “logística integrada”. Em outras palavras, ter um bom planejamento permite que cada setor da sua empresa esteja conectado, eliminando falhas de comunicação e tornando os processos mais ágeis.

Além disso, projetos logísticos simplificam a gestão e facilitam o monitoramento das atividades de uma empresa como um todo. Como você terá um panorama geral do andamento da sua cadeia de suprimentos, é mais fácil de identificar erros e pensar em planos de ação para corrigi-los.

Terceirize sua gestão logística com a Maxitrans! 

Agora que você já sabe todas as razões pelas quais a sua empresa deve investir na elaboração de um projeto de logística, não perca mais tempo!

Conte com a Maxitrans para o desenvolvimento de um planejamento logístico estratégico e inteiramente adaptado para a realidade do seu negócio. Quer saber mais?