Na nossa postagem anterior, falamos sobre gestão e classificação de estoques. Agora que você entende melhor sobre esse conceito, vamos aprofundar ainda mais no assunto. Você já ouviu falar da classificação ABC?

Essa classificação é uma ferramenta muito comum na gestão de estoques. Ela foi criada com o objetivo de ajudar empresas que precisam controlar uma quantidade enorme e diversificada de estoque, o que dificulta definir políticas de reposição e controle individual de cada item estocado (Stock Keeping Units).

A classificação ABC faz, portanto, com que seja possível determinar quais itens são mais importantes para a empresa e, portanto, merecem maior atenção no monitoramento níveis de estoque ou na realização de inventários. Ela parte do princípio de que uma parte pequena dos produtos de uma empresa é responsável pela maior parte do seu faturamento.

Você deve estar se perguntando: como comprovar essa teoria? Isso é feito através de uma fórmula, chamada Curva ABC. A curva ABC separa, por classes, os itens de maior impacto dentro de uma linha de produção (divididos entre A, B e C – e acordo com seu grau de relevância). Abaixo, você poderá entender mais sobre esse conceito.

Estrutura da classificação ABC

 maxitrans_valor_itens_classificacao_abc

(Fonte: http://aprendendogestao.com.br/classificacao-abc-para-gestao-de-estoques/)

A fim de aplicar a Classificação ABC, é necessário entender a fundo o seu negócio e os itens essenciais para o funcionamento dele. Saiba com clareza quais são os seus produtos mais vendidos ou utilizados na linha de produção. Dessa forma, você poderá fazer um monitoramento constante da saída e reposição destes produtos, reservando a verba necessária para tal.

Como calcular a curva ABC

Primeiramente, liste todos os produtos que são parte da sua linha de produção, indicando o seu valor unitário, quantidade utilizada e valor total gasto na compra de cada lote (valor unitário multiplicado pela quantidade).

O correto é que o período analisado seja determinado de acordo com a frequência em que você repõe o seu estoque (semanal, mensal, trimestral – o recorte que fizer mais sentido para a realidade de sua empresa).

Após fazer essa análise, calcule a participação (em percentual) que cada produto tem em suas vendas, dividindo o valor total do produto pelo total de vendas da sua empresa. Organize então uma planilha com o valor total por produto.

Em seguida, some os porcentuais de cada produto ao total acumulado anterior. Assim, você saberá qual é sua porcentagem acumulada.

A partir desse cálculo, você poderá então classificar cada um de seus produtos dentro das categorias abaixo:

– Classe A

Itens de maior importância – Cerca de 20% dos itens utilizados em uma linha de produção, mas que correspondem a aproximadamente 80% do valor utilizado.

– Classe B

Itens com importância – Cerca de 30% dos itens utilizados em uma linha de produção, mas que correspondem a aproximadamente 15% do valor utilizado.

– Classe C

Itens de menor importância – Cerca de 50% dos itens utilizados em uma linha de produção, mas que correspondem a aproximadamente 5% do valor utilizado.

É importante lembrar que as porcentagens acima são aproximadas, e devem ser adaptados à realidade produtiva de cada empresa.

Ao final desse cálculo, você deverá ter uma tabela assim:

maxitrans-tabela-classificacao-abc

(fonte:  http://aprendendogestao.com.br/classificacao-abc-para-gestao-de-estoques/)

Em que essa análise pode te ajudar?

Ao aplicar a curva ABC corretamente em seu negócio, você estará assegurando uma estabilidade maior na produção daquilo que é o seu “ponto forte”. Isso pode evitar que você tenha problemas de abastecimento do que é essencial para o seu processo produtivo ou estoques excessivos daquilo que vende/produz pouco. Consequentemente, o seu lucro e retorno em vendas será maior!

Quer saber mais sobre como fazer a gestão de estoques e transporte da sua empresa de maneira mais efetiva, assegurando ótimo funcionamento da sua linha de produção? Converse com um dos especialistas da Maxitrans!