Você já ouviu falar sobre logística 4.0? Essa expressão representa uma nova fase da logística, cujo objetivo é ter competitividade no comércio global. Logo, esse conceito tem como preceitos a velocidade, o ganho de eficiência, a redução de custos e a disponibilidade de informações.

Já deu para ver o quanto é preciso se adaptar e compreender os impactos da logística 4.0 na sua empresa, não é mesmo? Portanto, para saber tudo sobre o tema, continue a leitura!

Logística 4.0: Como surgiu

Para começo de conversa, é preciso entender um pouco sobre a indústria 4.0 (ou quarta revolução industrial). Nesse modelo, a produção era feita em grande escala, com quantidade alta de produtos. Assim, havia um acúmulo de estoque com o objetivo de manter os itens disponíveis para suprir a demanda sem o risco de faltas.

Contudo, com o avanço da tecnologia e dos sistemas de produção, foi possível começar a focar na satisfação do cliente. Logo, a produção foi reestruturada para a fabricação de bens personalizados, com o objetivo de comercializar apenas o que é necessário, sem desperdícios.

No entanto, esse esquema só é possível se toda a cadeia de suprimentos estiver alinhada e harmoniosa. Nesse sentido, diminui-se o consumo de matéria-prima e produtos acabados. Além de restringir os níveis de estoque, aumentar a agilidade dos processos e otimizar as entregas.

Como resultado, as companhias passam a não depender mais dos grandes centros de distribuição e todo o processo ganha em eficiência, qualidade e diminuição de prazos. É nesse cenário que surge a logística 4.0.

Entendendo o conceito

A Logística 4.0 tem como ponto primordial a necessidade de investimento em tecnologia para aumentar o número de vendas e melhorar todo o sistema operacional. Assim, a tendência é que todos os processos sejam automatizados, contribuindo para o aumento da produtividade e da eficiência.

O que muda com a Logística 4.0?

A Logística 4.0 não é apenas uma tendência, mas uma realidade. Para garantir não apenas destaque no mercado, mas também uma boa fatia dele, é necessário investir em novos recursos tecnológicos. Mais do que isso, preparar equipes com potencial para comandar tais máquinas.

A logística, obviamente, é diretamente impactada. Controles de temperatura no centro de estocagem, lead-time reduzido, distribuição offline obsoleta e baixa concorrência são passado. Agora é hora de repensar suas práticas e o que incorporar para mudar a sua realidade dentro do seu segmento.

Benefícios da logística 4.o

Redução da perda de ativos

Quando você conhece os problemas dos produtos por meio de um sistema inteligente, fica muito mais simples e fácil encontrar uma solução.

Economia de custos de combustível

Monitorar as condições de tráfego por meio de softwares de gestão otimiza as rotas e gera maior controle das operações a curto e longo prazos.

Garantia da estabilidade de temperatura

Os instrumentos tecnológicos permitem monitorar as temperaturas dos armazéns e containers responsáveis por abrigar os produtos.

Isso é um grande ganho, já que, segundo o Ministério da Agricultura dos EUA, cerca de um terço dos alimentos perecem em trânsito a cada ano.

Quer transportar seus produtos com qualidade?

Como você deve ter percebido, as inovações do mercado já são uma realidade e é preciso, mais do que nunca, prezar pela qualidade. O cliente está cada vez mais exigente e, portanto, os produtos precisam ser armazenados com segurança até o consumidor final.

Por isso, transporte sua carga com a Maxitrans! Possuímos frota própria, segura e em constante renovação. Além disso, temos veículos adequados para lidar com diversos segmentos do mercado da maneira correta.

Ainda tem dúvidas? Fale conosco!

logística 4.0