Indicadores de desempenho, também conhecidos como Key Performance Indicators (KPIs) são métricas que avaliam a performance dos processos-chave para o funcionamento de uma empresa. OS KPIs são utilizados, em sua maioria, para que funcionários de determinada organização sejam capazes de aplicar melhorias constantes aos procedimentos da mesma.

Na área da logística, os KPIs são muito importantes para medir índices de resultados, custo e qualidade. Em outras palavras, os dados obtidos por estes indicadores refletem diretamente na gestão logística de uma empresa, a medida que permitem que você tenha um acompanhamento contínuo das métricas relativas ao desempenho dos seus processos e operações.

Principais KPIs para sua gestão logística

  •  Pedido Perfeito

Do inglês “On Time In Full” (OTIF), esse indicador de desempenho deve medir o percentual de pedidos entregues dentro do prazo estipulado, sem que hajam avarias ou problemas referentes à documentação.

  • Entregas/Coletas dentro do prazo

Esse KPI deve medir o percentual de entregas e coletas realizadas dentro do prazo combinado previamente.

  • Time to market

Indicador de desempenho que identifica o tempo de produção de um produto, desde o desenvolvimento do seu conceito até a sua disponibilidade para transporte ou venda.

  • Lead Time

O Lead Time é um KPI que avalia o tempo de duração de um processo ou operação, do início à conclusão.

  • Giro de Estoque

Faz a média entre o Consumo (Saídas) com o Saldo Médio de estoque de uma empresa.

  • Stock Out

Termo em inglês que significa “Estoque zerado”. Esse KPI calcula quanto tempo demora para que determinado item do seu estoque chegue ao saldo zero.

  • Giro do Caminhão

Esse KPI mede a taza de giro do caminhão, ou seja, o tempo médio gasto entre a saída para entrega e retorno do veículo à sua empresa.

  • Aproveitamento de capacidade

Indicador de desempenho que mede a utilização da capacidade de carga de um veículo durante transporte rodoviário.

  • Avarias no transporte

Mede o percentual de avarias ou não-conformidades que ocorrem no transporte da sua empresa em determinado período de tempo.

  • Produtividade/Ociosidade

Mede qual foi o índice de produção da sua empresa (mão-de-obra/horas trabalhadas) e qual foi o índice de ócio (percentual de tempo que os seus veículos e/ou equipe ficaram parados).

Além dos indicadores de desempenho citados acima, existem muitos outros KPIs capazes de mensurar a performance da sua empresa como um todo! Portanto, a fim de utilizá-los efetivamente, é importante definir quais dados você considera relevante levantar sobre os seus processos. A partir daí, adote os indicadores que irão te fornecer estes dados.

Assim, você será capaz de reconhecer problemas operacionais e criar estratégias que possam não só resolvê-los, como otimizar cada vez mais os seus processos.

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