Não é novidade para ninguém que o setor logístico está em constante desenvolvimento e transformação. E em decorrência disso, este segmento também se torna cada vez mais competitivo, demandando mão de obra qualificada e preparada para enfrentar os desafios do mercado.  Portanto, para que um profissional de logística seja valorizado atualmente, é necessário que ele tenha inúmeras competências e, principalmente, esteja apto a se adaptar e acompanhar a incessante evolução do setor.

Quer começar 2018 sabendo exatamente quais exigências você deve cumprir a fim de ser considerado um profissional de logística excepcional? Separamos neste post algumas das habilidades essenciais para quem trabalha neste segmento. Confira abaixo!

Quais habilidades não podem faltar em um profissional de logística?

  • Visão global e estratégica

Estas são algumas das competências mais importantes na formação de um profissional de logística. Isso deve-se ao fato de que, ao ter uma visão global, você será capaz de enxergar os processos logísticos como um todo. Assim, poderá identificar o que pode ser melhorado, prevendo possíveis falhas e explorando as reais possibilidades de cada operação.

Já um profissional com visão estratégica possibilita o constante planejamento e execução de medidas que otimizem os processos dentro de uma linha produtiva. A combinação destas duas habilidades, portanto, contribui para que você seja mais valorizado e disputado no mercado de logística.

  • Adaptabilidade aos vários cenários de negócios

Como já mencionamos, o mercado de logística está em constante transformação. Assim, é essencial que os profissionais deste segmento consigam se adaptar aos diferentes cenários de negócios que irão enfrentar. Profissionais dinâmicos, que estão sempre dispostos a aprender e aderir a novas práticas tendem a se destacar. Já aqueles que não são tão proativos e se prendem aos costumes tradicionais acabam ficando para trás.

Lembre-se: o setor está cada vez mais competitivo. Por isso, aqueles que são capazes de agregar conhecimentos e propostas inovadoras a uma empresa são mais propensos a serem profissionais valorizados pelo mercado!

  • Boas habilidades de relacionamento

Em logística, networking é essencial para garantir operações bem-sucedidas. Estabelecer um bom relacionamento com os seus clientes, parceiros e colegas de trabalho faz toda a diferença para alcançar resultados efetivos. Em outras palavras, comunicação é a chave para que não haja nenhum problema ao longo da cadeia de abastecimento de uma linha produtiva. Através de boa comunicação, você será capaz de corresponder às expectativas de seus clientes, desenvolver uma boa relação com parceiros e fornecedores e agregar valor a marca envolvida.

  • Compreensão integrada de todo o processo logístico

Há alguns anos, profissionais de logística costumavam desempenhar funções específicas dentro de uma linha de produção. Não havia tanta comunicação entre os setores e, desde que você tivesse domínio da sua área de atuação, não tinha que se preocupar com as operações como um todo. No entanto, com o passar do tempo e o desenvolvimento tecnológico, os setores de uma empresa passaram a ficar mais integrados e conectados. Assim, há a demanda por profissionais completos, que são capazes de entender as operações como um todo e executar serviços de logística de ponta a ponta.

A Maxitrans é uma empresa com anos de tradição na prestação de serviços de transportes e logística. Trabalhamos com os profissionais mais capacitados e experientes do mercado, garantindo a total eficiência do seu frete! Quer saber mais? Fale com um de nossos consultores!