Todo negócio que depende de uma cadeia de suprimentos para funcionar deve realizar processos inteligentes de gestão de estoque. Só a partir de um bom sistema de gerenciamento é possível garantir que os seus clientes terão acesso aos produtos que desejam de forma rápida e estabelecer um equilíbrio entre os seus ciclos produtivos e de estocagem.

Se você opera no setor industrial ou varejista, provavelmente sabe que manter um estoque gera muitas despesas. Dessa forma, é importante procurar medidas de trabalhar com o menor estoque possível sem comprometer a qualidade das suas operações. Felizmente, esse objetivo pode ser alcançado através do desenvolvimento de um sistema de gestão de estoque.

Continue lendo para saber mais sobre o funcionamento desse tipo de sistema e como ele deve ser implantado no seu negócio.

Como deve ser feita a gestão de estoque do seu negócio?

As principais categorias de organização de estoque dentro de um processo produtivo são:

  • Matérias primas e componentes: estoque pronto para ser usado na produção de mercadorias.
  • Trabalho em andamento: produtos inacabados que ainda estão em produção.
  • Produtos acabados: itens que estão prontos para venda.
  • Operacional: estoque que será utilizado no funcionamento diário do negócio e necessitará atualização, por exemplo, combustível e papelaria.

Ainda que essas sejam as categorias mais utilizadas para organizar um estoque, você pode optar por dividir o seu da maneira como for melhor para a realidade da sua empresa.

Se você categorizar o seu estoque de acordo com o valor dos produtos , por exemplo, poderá ter categorias para estoque de valor baixo, médio e alto. Isso pode ajudá-lo a priorizar a substituição de estoque quando o fluxo de caixa for limitado.

Etapas da gestão de estoque

1) Monte sua equipe

Pense em todos os profissionais que podem contribuir de alguma forma com o planejamento das suas atividades de gerenciamento de estoque.

Algumas possibilidades a se considerar:

  • Profissionais do seu armazém que podem contribuir com seus conhecimentos sobre inventário em processos de recebimento, atendimento de pedidos e devoluções;
  • Profissionais do seu time de vendas que podem contribuir com o balanço comercial e de demandas para cada produto;
  • Analistas de processos logísticos e e-commerce (quando aplicável);
  • Profissionais de T.I. que entendem sobre os sistemas de otimização de estoque que podem ser aplicados ao seu negócio;
  • Um gerente experiente para determinar prioridades e planos de ação coerentes com a realidade da sua empresa;
  • Profissionais do setor financeiro que possam estudar a viabilidade de manter o estoque do seu negócio e, ao mesmo tempo, reduzir custos logísticos.

2) Defina o seu objetivo

Avalie como os seus processos e sistemas de gerenciamento de estoque podem ser aprimorados em termos de precisão, pontualidade e eficiência operacional para maximizar as suas vendas e a qualidade do atendimento prestado ao cliente.

3) Mensure a eficiência dos seus processos atuais

Comece coletando métricas capazes de fornecer um panorama geral das suas atividades de estoque. Analise dados como quantidade de pedidos recebidos para cada produto em cada época do ano, se há falta ou excesso de estoque e qualquer outra informação que te ajude a identificar as áreas em que os processos devem ser melhorados/otimizados.

4) Crie um plano de ação

Por fim, é hora de pensar em soluções que possam minimizar os seus problemas de estoque, suprir os seus objetivos e tornar as suas operações de armazenagem mais econômicas e eficazes. Para isso, investir na tecnologia e na automação de processos é fundamental. Existem diversos sistemas e softwares capazes de otimizar a gestão de estoque do seu negócio – basta escolher o mais adequado às suas necessidades e orçamento.

Visto que nem todo orçamento comporta uma grande mudança de gestão, é importante priorizar o seu investimento e focar nos processos que mais exercem impacto sobre a performance da sua empresa.

Como você pode ver, desenvolver e aplicar um sistema eficaz de gestão de estoque exige bastante esforço e investimento por parte do seu negócio. Contudo, é essencial para garantir que os seus estoques estejam alinhados com as suas demandas produtivas e comerciais. Só assim você será capaz de se manter competitivo no mercado, proporcionar uma boa experiência ao consumidor e, consequentemente, aumentar as suas vendas.

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