Em logística, estabelecer um sistema eficiente de armazenagem e gerenciamento de estoques é fundamental para que uma empresa possa diminuir custos operacionais e garantir uma boa margem de lucro. No entanto, para fazer isso, é necessário um planejamento cuidadoso, feito por especialistas que entendem do assunto e são capazes de desenvolver uma estratégia onde o abastecimento da linha de produção/estoques esteja efetivamente alinhado com a armazenagem de insumos/produtos finais.

Na Maxitrans, desenvolvemos operações baseadas no “Just in Time”, também conhecido como JIT, que caracteriza-se por um sistema de gestão que tem como objetivo coordenar uma linha de produção, a fim de assegurar que determinada empresa seja capaz de “produzir a quantidade demandada a uma qualidade perfeita, sem excesso e de forma rápida, transportando o produto para o lugar certo no tempo desejado” (Hall, R. W., 1983).

Benefícios do Just in Time

A partir da utilização do Just in time, uma empresa estará tornando toda a sua cadeia produtiva mais eficaz e otimizada. Em outras palavras, ela será capaz de reduzir seus custos através do gerenciamento de estoques e mercadorias paradas, ter um maior controle de sua organização logística, evitar superprodução e otimizar o transporte de seus produtos finais, o que acaba eliminando o tempo de espera dos seus compradores.

Abaixo, você pode conferir os principais benefícios associados a implementação desse sistema:

  • Elimina desperdícios;
  • Possibilidade de atuar em espaço físico menor (redução de estoque);
  • Otimização do fluxo de informação da sua empresa;
  • Manufatura de fluxo contínuo;
  • Flexibilidade de produção.

Como a Maxitrans aplica o Just in time?

O sistema JIT pode ser aplicado em qualquer linha produtiva e é um dos pilares para a gestão eficiente de empresas que atuam em diversos setores. Por se tratar de uma técnica simples, a sua implementação não demanda altos investimentos. Se você deseja adotar esse sistema em sua empresa, a Maxitrans oferece profissionais com toda a capacitação necessária para desenvolver um planejamento que garante redução de custos e aumento de lucro.

Nosso serviço de JIT foi desenhado de forma a atender qualquer cliente com prazo de entrega definido na venda do seu produto ao exterior, principalmente aos que exportam e importam para a Argentina no serviço LTL (cargas fracionadas), pois devido a regularidade de entradas e saídas conseguimos oferecer soluções eficientes de JIT internacional. Assim, reduzimos a necessidade de estoque do cliente, ou seja, ele produz apenas aquilo que realmente irá exportar.

Fale com a Maxitrans! 

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa a desenvolver um sistema eficiente de Just in Time para alinhar a sua produção, estoque e necessidade de armazenagem? Fale com um dos nossos especialistas! Será um prazer atendê-lo e mostrar alguns dos nossos vários cases de sucesso auxiliando importadores e exportadores que utilizam o serviço LTL no formato JIT internacional.

Veja os serviços da Maxitrans