Gerenciar processos logísticos é essencial para garantir o bom funcionamento de qualquer empresa, independentemente do setor em que atua. Contudo, sabemos que colocar estes processos em prática também requer muitas despesas. E em tempos de crise, gestores estão cada vez mais em busca de medidas que possam reduzir custos logísticos sem comprometer a qualidade dos seus serviços.

Felizmente, existem algumas estratégias que podem contribuir para otimizar e reduzir custos logísticos do seu negócio. No post de hoje, vamos tratar de algumas destas práticas e te mostrar de que forma o seu faturamento pode aumentar a partir da implantação de uma gestão financeira inteligente. Veja só!

Estratégias para reduzir custos logísticos e aumentar o seu faturamento

1) Trabalhe com produção enxuta

Muitas empresas possuem demandas de produção flutuantes, ou seja, os seus produtos têm maior saída em determinadas épocas do ano. Quando esse é o caso, a produção enxuta é uma ótima estratégia para evitar que o seu negócio tenha custos logísticos desnecessários com armazenagem ou transporte.

A partir deste modelo de negócio, ao invés de operar sempre em seu potencial máximo, a sua escala de produção será definida de acordo com a demanda atual da sua cadeia de distribuição. Assim, você estará evitando despesas relativas a mercadorias paradas em estoques e/ou veículos ociosos.

2) Acompanhe indicadores de desempenho

Em um post anterior, já explicamos o conceito dos indicadores de desempenho (KPIs) e quais são os principais a serem considerados no setor de logísica, clique aqui para conferir! Ao utilizar estes indicadores em sua empresa, você será capaz de acompanhar todos os índices de produtividade e despesas do seu negócio.

A mensuração e monitoramento desses dados é vital para identificar em quais etapas você está gastando mais e criar um plano de otimização de recursos. Alguns indicadores que podem te ajudar neste sentido são: custo médio por viagem, consumo de combustível por km rodado, índice de depreciação dos veículos, custo com manutenções preventivas e corretivas, etc.

3) Invista em automação de processos

Ainda que alguns gestores acreditem que investir em tecnologia pode implicar em despesas mais altas para o seu negócio, essa realidade não se aplica quando analisada a médio e longo prazo.

Atualmente, existem inúmeros sistemas de automação de processos logísticos disponíveis no mercado. Estes sistemas não só tornam a logística da sua empresa mais ágil e otimizada, como podem também contribuir para uma gestão mais econômica, a medida que eliminam a ocorrência de erros e diminuem a necessidade de mão de obra humana. Clique aqui para ver alguns recursos de automação para logística! 

4) Racionalize as suas rotinas de entrega

Os custos logísticos mais elevados são, geralmente, referentes ao transporte e distribuição de produtos. Para otimizar essas despesas, uma boa estratégia é racionalizar as suas rotinas de entrega de acordo com a previsão de demanda em cada época.

A previsão de demanda pode ser realizada com base nos dados da área comercial (histórico de vendas e análise do comportamento do mercado) e da gestão de estoques (giro dos produtos).

Imagem relacionada

5) Conte com serviços de terceirização logística

Por fim, uma estratégia que pode te ajudar com todas as outras mencionadas acima: contar com serviços de terceirização logística. Com o auxílio de uma transportadora de confiança, assim como a Maxitrans, a sua empresa receberá todo o suporte necessário para otimizar e reduzir custos logísticos.

São inúmeras as vantagens de contar com uma transportadora para terceirizar os seus processos logísticos. Começando pelo fato de que ela terá todo o conhecimento quanto à legislação de transporte nacional e internacional, te auxiliando com a parte documental e eliminando o risco de multas e outras penalidades. A transportadora também pode te ajudar a encontrar a melhor rota para a sua carga, otimizando as despesas de combustível e pedágio e aumentando o seu faturamento!

Além disso, a terceirização é um ótimo complemento aos gestores que optam pela produção enxuta. A partir do modelo de transporte consolidado (LTL), é possível que você produza e transporte em menor escala e de uma forma muito mais econômica – visto que as suas mercadorias serão transportadas junto a outras e o preço do frete será dividido entre vários produtores.

Na Maxitrans, desenvolvemos o conceito de “Estoque sobre Rodas” para os clientes que operam conosco no serviço de cargas fracionadas (LTL) entre Brasil e Argentina. Este conceito elimina a nessecidade de estoque na origem e no destino, possibilitando a produção sob demanda e projetando a redução de custos logísticos ao garantir a previsibilidade e pontualidade dos embarques.

Reduza os seus custos logísticos – faça o seu transporte com a Maxitrans!

Somos uma transportadora com anos de experiência e tradição no mercado nacional e internacional. Nossa gama de serviços compreende fretes em todo o âmbito nacional, assim como importações e exportações entre o Brasil e outros países do Mercosul. Com uma frota de veículos moderna e equipe altamente qualificada, garantimos o melhor custo benefício aos nossos clientes, seja qual for a sua demanda de transporte!