Como o próprio nome diz, a carga no processo “Door to Door”, é coletada na porta do embarcador e entregue na porta do comprador (serviço de porta a porta). Portanto, uma pessoa que opta por esse tipo de solução estará encarregando a mesma empresa de cuidar de toda a logística do seu frete, que vai desde a contratação do serviço até a chegada da carga em seu destino final.

Como funciona o serviço door to door?

O serviço Door to Door é recomendado para empresas que desejam uma maneira fácil de cuidar da logística de transporte de sua carga (seja do lado do embarcador ou do comprador). Para isso, elas procuram uma transportadora/agente de carga que possui estrutura para se responsabilizar por todo o processo, de ponta a ponta. A empresa contratada, por sua vez, irá elaborar um planejamento de acordo com as expectativas e necessidades do embarcador ou comprador contratante.

Após feito esse planejamento, é hora de colocá-lo em prática. O serviço Door to Door inicia quando a transportadora/agente faz a coleta da sua carga em seu ponto de partida, seja ele uma fábrica, armazém ou outro local definido pelo embarcador. Ela então irá checar se está tudo ok com a integridade da mercadoria a ser transportada e a documentação referente a ela.

A partir daí o transporte será iniciado e a empresa contratada deverá levar essa carga até o comprador, respeitando a rota, modal de transporte e prazo previamente estipulados.  Durante esse percurso o embarcador e comprador poderão monitorar o status da carga através de um código de rastreio.

Uma vez que a carga chega até o comprador, a transportadora/agente faz uma vistoria para, mais uma vez, verificar a integridade da carga. Lembrando sempre que, caso ocorra algum problema com a sua mercadoria durante o trajeto, esta estará protegida pelo seguro de carga que geralmente está incluso no serviço.

Benefícios do Door to Door

Além de poupar tempo e dinheiro do contratante, que não vai precisar terceirizar serviços com mais de uma empresa ao longo do transporte de sua carga, outra grande vantagem do serviço Door to Door é a otimização do processo como um todo.

Isto é, considerando que a mesma transportadora/agente ficará encarregado de todo o percurso de sua carga, será mais fácil de integrar cada fase do processo e assegurar que não haja nenhum problema ou falha de comunicação durante o mesmo. Além disso, o transporte Door to Door também oferece mais agilidade ao embarcador e comprador, devido ao fato de que a carga não precisará passar nas mãos de mais de uma empresa, o que evitará burocracias e permitirá que ela chegue mais rapidamente ao seu destino final.

O que está incluso no serviço Door to Door?

Nos casos de importação ou exportação, o serviço Door to Door envolve uma enorme complexidade logística, incluindo: tráfego internacional, legislação aduaneira, legislação tributária, armazenagem, seguro, nacionalização, tráfego nacional, etc. Ele pode ser utilizado em remessas tanto nos conceitos FTL (cargas tipo lotação) como em LTL (cargas consolidadas/fracionadas).

No entanto, para assegurar que o seu transporte Door to Door ocorra de maneira tranquila e sem estress, é muito importante que a empresa contratada seja de confiança, como a Maxitrans, que tem anos de experiência nesse tipo de serviço.

Quer saber mais sobre o nosso serviço Door to Door e como podemos transportar a sua carga de uma maneira ágil e eficiente? Clique aqui ou entre em contato com a nossa equipe, será um prazer atendê-lo!