O termo 3PL significa Third Party Logistics Provider ou, quando traduzido para o português, Operador Logístico Terceirizado. Mas você sabe ao certo o que isso quer dizer?

3PL refere-se a uma organização ou setor terceirizado, que fica inteiramente responsável por cuidar das operações logísticas de determinada empresa. Em outras palavras, ao optar por contratar um Operador Logístico Terceirizado, você estará concedendo todas as atividades associadas à logística de sua empresa aos cuidados de uma equipe com know-how especializado em executar  serviços dentro deste segmento.

Como atua um operador 3PL?

As empresas que operam como Third Party Logistics (3PL) têm como função administrar os elementos-chave para a ligação da cadeia de abastecimento de seus clientes. Dessa forma, o trabalho de um operador 3PL englobará o seu processo logístico como um todo, se encarregando por atividades que vão desde a embalagem e transporte das cargas, até o armazenamento e controle de estoques.

Para que o serviço seja inteiramente personalizado, o operador 3PL irá entender a fundo o funcionamento da sua empresa e quais as suas demandas logísticas. Assim, ele será capaz de desenvolver soluções de transporte e abastecimento que não só otimizem os seus processos, como cortem gastos e te ajudem a alcançar objetivos e metas específicos da sua empresa.

Quais são as suas principais vantagens?

São inúmeras as vantagens de se contar com um Operador Logístico Terceirizado. A principal delas é que, com o auxílio de um 3PL você não precisará arcar com as despesas de manter um setor logístico internamente. Todo o serviço será feito por uma equipe terceirizada, com conhecimento especializado em desenvolver as melhores soluções de transporte para as suas mercadorias, de acordo com a sua necessidade específica.

Em outras palavras, a sua empresa poderá se dedicar exclusivamente à linha de produção, e, mesmo sem ter que se preocupar com a execução da logística de transporte das mesmas, ainda terá acesso a um serviço personalizado. Além disso, um operador 3PL de qualidade também permitirá que você usufrua de moderna infraestrutura, com frota de caminhões equipados para o transporte de diferentes tipos de carga e armazéns estrategicamente localizados próximos aos principais centros de distribuição.

Conte com a Maxitrans!

Agora que você está mais familiarizado com o termo 3PL e sabe quais são os benefícios de sua aplicação, por que não considerar a contratação de um Operador Logístico Terceirizado para ajudar a sua empresa a alcançar resultados ainda melhores?

A Maxitrans é uma empresa com anos de experiência em transporte rodoviário de cargas e na prestação de serviços logísticos em geral. Contamos com uma equipe de profissionais extremamente qualificados, prontos para cuidar da logística de sua empresa de ponta a ponta! Além disso, nossas soluções são competitivas e trazem um enorme custo benefício.

Fale com um de nossos consultores e saiba mais sobre como a Maxitrans pode fazer parte da realidade de sua empresa e te ajudar a otimizar cada etapa da sua cadeia de suprimentos!