Como muitos sabem, operações logísticas estão longe de serem fáceis e simples, e por isso é de extrema importância que todas as operações sejam feitas da melhor forma possível prezando sempre pela segurança. Neste artigo separamos 5 dicas para te ajudar e contratar uma empresa de transporte segura e garantir que sua carga chegue ao destino sem nenhum problema.

O que devo analisar ao contratar uma empresa de transporte?

  1. Check list em veículos

Um dos pontos principais é estar sempre com a mecânica de seus veículos em dia. Pensando nisso, é importante que você busque saber se a empresa que está contratando faz um check list dos itens de segurança mais importantes como, por exemplo, calibragem dos pneus, limite de peso e excesso de carga.

Por mais que a empresa faça manutenções periódicas em seus veículos é muito importante que haja uma verificação antes do transporte como uma garantia de segurança.

  1. Planejamento de rotas

Planejar as rotas com antecedência melhora, desde o serviço de entrega até o atendimento aos clientes. Além disso, o planejamento de rotas contribui ferozmente para a redução de custos e ajuda a evitar gargalos nas entregas, tornando o transporte mais otimizado com menores chances de erros.

Por isso é muito importante que você busque entender se o planejamento de rotas faz parte dos processos da empresa que está contratando.

  1. Motoristas treinados

Os motoristas são os responsáveis pelas suas cargas durante o transporte e por isso devem ser treinados com muito empenho para evitar acidentes e erros.

É importante que sejam orientados para dirigir de forma segura, saber os horários e melhores locais para descanso, assim como a importância de se seguir o planejamento pré-definido pela empresa.

Esse é um item que deve você deve ficar atento na hora de contratar uma empresa de transporte, afinal de contas são os motoristas que serão encarregados de fazer com que a sua carga chegue ao destino final com segurança.

  1. Definição de aéreas de risco

Uma estratégia muito importante para manter a segurança do transporte é estudar e analisar a trajetória que os veículos farão para assim, pode definir um grau de perigo para cada parte.

Uma empresa que insere a definição de aéreas de risco em seu planejamento deixa tanto o motorista quanto o cliente a par do que a enfrentará pelo caminho e pode tomar mais cuidado com o percurso.

  1. Rastreamento de veículos

Equipar veículos com GPS e realizar o rastreamento do mesmo é uma forma muito eficaz de estar a par de qual estágio do processo de transporte sua carga se encontra, obtendo mais exatidão na data de entrega.

Outra forma de rastrear veículos é com a implementação de câmeras ao longo do veículo. Com isso se consegue visualizar o que está acontecendo em tempo real, e em casos de acidentes identificar os responsáveis.

Levar em consideração o rastreamento de veículos na hora de contratar uma empresa de transporte é muito importante, já que em caso de acidentes ou outras ocorrências vocês tem o respaldo de saber informações mais assertivas sobre o que aconteceu.

Seguindo essas dicas que dêmos acima fica muito mais fácil de ter segurança na hora de contratar uma empresa de transporte para suas cargas!

Sobre a Maxitrans 

A Maxitrans é uma empresa reconhecida internacionalmente pelo transporte rodoviário de cargas Nacionais e Internacionais, entre o Brasil e países do Mercosul.

Contamos com frota moderna e diversificada, uma equipe extremamente profissional, que está pronta para orientar e encontrar a melhor solução para o frete da sua carga, analisando suas demandas e expectativas individualmente. A fim de proporcionar um serviço ainda mais completo, também oferecemos auxílios nos modais aéreo e marítimo!

Visite o site da Maxitrans para saber mais sobre os nossos serviços logísticos ou fale com a nossa equipe caso queira informações adicionais!