Você é familiarizado com o significado de EDI? Essa sigla quer dizer “Eletronic Data Interchange”, tecnologia que permite automatizar a integração dos seus documentos comerciais em seu ERP (Enterprise Resource Planning, também conhecido como Sistema Interno de Gestão).

O EDI facilita e agiliza a transmissão eletrônica de dados entre empresas. O sistema torna todo esse processo automático e elimina a necessidade de inserir e trocar informações manualmente, o que acaba assegurando uma maior precisão de dados e eliminando a chance de erros operacionais.

Como funciona o EDI?

O EDI se caracteriza por uma combinação de softwares e redes de comunicação seguras e privadas. Essas redes são programadas para realizar a troca de documentos padronizada entre o sistema de computadores de todos os envolvidos em um processo operacional.

Dessa forma, o EDI serve como uma plataforma que facilita o vínculo entre fornecedores, transportadores e compradores, de forma a manter todas as partes igualmente informadas e envolvidas em cada etapa de uma operação logística, comercial ou industrial.

O Eletronic Data Interchange é tido como um dos sistemas eletrônicos mais importantes na logística, visto que ele tem o potencial de aumentar a velocidade e eficácia das operações, assim como os custos operacionais de uma empresa. Abaixo você pode conferir os seus principais benefícios!

Benefícios do EDI

  • Integração das comunicações entre empresas

É muito comum que hajam problemas na comunicação entre empresas envolvidas em um processo produtivo, o que pode acabar resultando em atrasos, conflitos e outros problemas. Com o sistema EDI, todas as partes estarão igualmente informadas sobre cada etapa do processo, facilitando a integração e a comunicação entre as mesmas.

  • Agilidade e eficiência dos processos produtivos

Um dos grandes desafios da logística é achar meios de fazer mais em menos tempo. O EDI proporciona isso, a medida em que otimiza e alinha os processos produtivos entre empresas.

  • Redução de custos operacionais

Considerando que o EDI padroniza toda a troca de informações e automatiza processos, empresas que aderem a esse sistema acabam cortando gastos com a mão de obra que teriam caso optassem por fazer esse intercâmbio de informações manualmente.

  • Segurança e confidencialidade nas comunicações

Outra vantagem dos processos EDI serem automatizados e sem interferência humana, é que eles oferecem proteção total das informações trocadas dentro do sistema. É uma ferramenta completamente segura e que evita o vazamento de dados ou qualquer outro problema como este.

A Maxitrans está preparada com Sistema Interno de Gestão para EDI. Isso torna os nossos processos mais ágeis, seguros e eficientes. Fale com um de nossos consultores para mais informações!