Sazonal é um adjetivo que se refere ao que é temporário, típico de determinada estação ou época. Logo, a demanda sazonal é aquela que aumenta consideravelmente ou só ocorre em uma época específica do ano (Páscoa, Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças etc.).

Esse crescimento temporário, apesar de esperado e desejado, muitas vezes apresenta-se como um desafio para as empresas. Afinal, é preciso gerir o negócio adequadamente para que ele se mantenha firme nas outras épocas do ano. Para ajudá-lo, no post de hoje vamos discorrer a respeito das estratégias que podem ser utilizadas para lidar com essa situação. Confira!

Dicas para lidar com a demanda sazonal

Planejamento é tudo

Para lidar com fluxos de compra diferentes em determinadas épocas do ano, é preciso, claro, se planejar. Afinal, você precisará aumentar a produção e isso acarretará em um aumento nos custos, gerando gastos como investimento em estoque, mais salários e obrigações trabalhistas. Também pode ser preciso adquirir ou incrementar seu maquinário.

Para que esse processo aconteça harmonicamente, o ideal é dividir de maneira igualitária (ou a mais democrática possível) o trabalho ao longo dos meses. Ou seja, faça uma estimativa da demanda anterior e comece a preparar um estoque compatível com as demandas sazonais. Para isso, você precisará de um estudo dos anos anteriores (ou de dados sobre as vendas do seu setor, se este for seu primeiro ano) e de antecipar as tendências de mercado.

Escolha parceiros confiáveis

É muito importante criar parcerias sólidas com empresas confiáveis e que sejam capazes de compreender e atender sua demanda sazonal com qualidade.

Provavelmente, os setores que estiverem atuando em parceria com você também têm aumentos nessa época do ano. Por este motivo, é preciso ter certeza de que eles saberão lidar com essas individualidades e não o deixarão na mão. Afinal, isso pode acarretar no atraso das entregas e, consequentemente, em clientes insatisfeitos.

Em suma: trabalhe com pessoas e instituições que saibam a importância de cumprir os prazos e entendam a sua flexibilidade produtiva.

Saiba ver a oportunidade

O mercado sazonal é seletivo. Muitas empresas o encaram como um problema, mas se você souber aproveitar, ele é uma ótima oportunidade para fazer com que sua empresa se destaque.

Em um exemplo prático, imagine a seguinte situação: sua companhia produz chocolates e, na Páscoa, sua demanda tríplica. É uma ótima fase para lançar novos produtos, sabores e tamanhos de ovo, por exemplo. Mas, para isso, você precisa realizar pesquisas sobre as tendências do mercado e descobrir o que seus concorrentes estão fazendo. Se você souber se destacar, com certeza colherá bons frutos dessa demanda sazonal.

Alugue a frota

Um dos maiores obstáculos enfrentados pelas empresas que atendem à demandas sazonais é o tamanho da frota. Geralmente a quantidade de veículos é proporcional ao volume médio de uso na maior parte do ano, pois mantê-los parados gera despesas significativas com impostos, seguro e manutenção, além da ocupação do espaço.

Entretanto, quando a demanda cresce também é preciso aumentar as entregas e, logo, o número de veículos para transportá-las. Por isso, o aconselhável é terceirizar o transporte, realizando contratos de aluguel diários ou mensais.  

Para decidir entre as duas, você novamente precisará de um estudo sobre as suas operações. Alugueis diários podem lhe proporcionar carros adequados apenas para os dias de maior movimento ou para o dia em que a entrega precisa ser feita. Já no caso do contrato mensal, o custo pelo dia é menor, mas só vale a pena se você realmente for realizar muitas entregas.

Conte com a Maxitrans para ajudar na sua demanda sazonal!  

A Maxitrans é uma transportadora eficiente e comprometida em entender as individualidades de cada cliente e setor. Temos uma frota própria, completa e pronta para te atender.

Além disso, conte conosco também para uma consultoria logística. Assim, adequaremos a cadeia e as estratégias para um maior aproveitamento da sazonalidade da sua demanada.

demanda sazonal