Consultoria Logística é de suma importância para empresas que se preocupam em aprimorar e otimizar constantemente os processos em sua cadeia logística. A partir dela, empresas terão acesso a um olhar novo e analítico sobre suas operações, feito por especialistas em logística que são capazes de levantar problemas e criar soluções.

Em outras palavras, através de uma consultoria realizada por profissionais com expertise nas áreas de atuação da sua empresa, você será capaz de agregar valor às suas operações e adquirir conhecimentos que ajudarão a sua equipe a compartilhar de boas práticas de gestão e segurança. Isso fará com que a sua empresa se torne mais competitiva no mercado e consiga oferecer ainda mais qualidade em seus serviços.

Muitos empresários acreditam que o papel da consultoria logística é ensinar a sua equipe a realizar o seu próprio trabalho ou auxiliar na terceirização de algumas tarefas. No entanto, isso é um equívoco, visto que os propósitos da consultoria não são esses.

Ao invés de simplesmente impor uma maneira de executar as suas atividades, os consultores irão fazer uma análise detalhada acerca de suas operações. A partir dessa análise, eles serão capazes de criar um plano de ação que te ajude a reduzir gastos e otimizar processos de uma maneira viável e que se enquadre nos métodos já estabelecidos na sua empresa.

Abaixo, você pode conferir algumas das atividades que são parte do serviço de Consultoria Logística e entender como a sua empresa pode se beneficiar de cada um deles.

Diagnóstico de pontos a serem melhorados

Essa é a primeira etapa de uma consultoria logística. Os consultores irão analisar os seus processos internos em detalhes, a fim de levantar problemas que, muitas vezes, podem passar despercebidos por sua equipe, devido aos “vícios de execução”. Através desse diagnóstico, os consultores serão capazes de identificar oportunidades de melhoria em todas as etapas da sua cadeia logística.

Apresentação de um plano de ação

Após esse diagnóstico, o próximo passo é a elaboração de um plano de ação. Esse plano será criado de acordo com o levantamento feito pelos consultores. Ele apresentará soluções que viabilizem a otimização dos seus processos, reduzindo custos e prevenindo riscos.

Além disso, os consultores ajudarão a sua equipe a colocar esse plano em execução de maneira efetiva e também a criar uma sistemática para medir e garantir que as melhorias foram implantadas e estão gerando resultados (KPI’s).

Aplicação de Logística Integrada

A Consultoria Logística pode ajudar a sua empresa a buscar sinergias entre suas áreas de atuação, contribuindo para eficiente integração de sua cadeia logística.  Como consequência desta integração, sua empresa poderá ter custos operacionais reduzidos e um melhor controle do seu fluxo de informação (ERP).

Após analisar todas essas vantagens, podemos perceber que a Consultoria Logística tem muito a agregar à sua empresa. Ela proporciona uma troca de valores significativa, estimulando a união e interatividade entre os setores da sua empresa em prol de gerar resultados satisfatórios.

Você acredita que o seu negócio possa se beneficiar de uma consultoria logística feita por quem entende no assunto? Conte com a Maxitrans! Oferecemos serviço completo de Consultoria e Desenvolvimento de Projetos Logísticos especiais e estamos aptos a criar um planejamento que ajudará a sua empresa a chegar cada vez mais longe.

Clique aqui e saiba mais