Muitas empresas que já são consolidadas no mercado interno continuam em busca de meios de aumentar a sua receita. Sabemos que, no Brasil, o crescimento de um negócio acaba sendo limitado e, mesmo um negócio tendo recursos para aumentar a sua linha de produção, a demanda pelos seus produtos pode não ser tão alta se eles estão sendo comercializados apenas nacionalmente.

É por essas razões que vários empreendedores vêem na exportação uma forma de crescimento, tanto da produção, quanto do lucro gerado pela empresa. Essa é uma boa estratégia para garantir que, mesmo diante do cenário de instabilidade econômica vivido no Brasil, a sua empresa terá uma sólida margem de lucro vinda do exterior e, muitas vezes, em uma moeda mais valorizada que o real.

Escrevemos este post com o intuito de ajudar empresários em duas situações diferentes: aqueles que já exportam, mas procuram meios de aumentar suas exportações e aqueles que ainda não exportam mas consideram essa possibilidade e querem saber como exportar produtos pode contribuir para aumentar a sua receita. Portanto, se você deseja diversificar seus negócios, entrar em novos mercados e garantir o lucro mesmo em períodos de instabilidade econômica no Brasil, não pode deixar de continuar lendo!

Dicas para aumentar suas exportações

Conquiste credibilidade no mercado

Primeiramente, para aumentar as suas exportações, é preciso certificar de que a sua empresa tem credibilidade no mercado internacional. Você estará competindo com marcas renomadas de vários outros países e, por isso, deve procurar meios de se destacar da concorrência. Portanto, invista na modernização dos seus processos e equipamentos e assegure-se de que os seus produtos sigam o padrão internacional de qualidade. Estes cuidados irão fazer toda a diferença  e contribuir imensamente para o aumento das suas demandas de exportação!

Faça parte de grupos de exportação/importação

Atualmente, existem inúmeros grupos que reúnem exportadores e importadores do mundo todo. Fazer parte destes grupos pode ser um grande diferencial para a sua empresa, te ajudando a encontrar importadores de outros países interessados nos produtos que você têm para exportar. A comunicação destes grupos é feita digitalmente e pode ser segmentada de acordo com o tipo de mercado que você deseja atingir ou mercadoria que pretende comerciar.

Foque nos países que têm acordos internacionais com o Brasil

Outra dica importante para quem deseja aumentar suas exportações é saber com quais países o Brasil possui acordos de comércio internacional e, a partir daí, criar um planejamento estratégico para comercializar os seus produtos nestes países.

A razão pela qual isso pode contribuir para aumentar as suas exportações é simples: o processo de exportar/importar produtos de um país que tem acordo com o Brasil é vantajoso para os dois lados, e oferece benefícios como redução ou isenção de impostos e taxas referentes aos produtos comercializados. Dessa forma, ao tentar atender a demanda de importação destes países, sua empresa será uma forte candidata em conseguir fechar o negócio e aumentar suas exportações.

Conte com um time especializado nas leis e regulações aduaneiras

Contar com a assistência de uma empresa que sabe exatamente como exportar produtos de forma segura, ágil e eficiente é outro grande diferencial que pode contribuir para o aumento de suas exportações. Com um agente de carga de qualidade, assim como a Maxitrans, você terá a tranquilidade de saber que o seu processo de exportação está sendo cuidado por especialistas no assunto.

Assim, não terá que se preocupar com nada além da sua linha de produção. A Maxitrans se encarrega de toda a logística de transporte da sua carga, desde a coleta das mercadorias até a entrega em seu destino final. E, sem a ocorrência de nenhum problema durante o percurso, os importadores da outra ponta irão saber que a sua empresa pode ser confiada e continuarão demandando pelos seus produtos.

 Resultado de imagem para export and import

Como exportar produtos pode aumentar sua receita?

  • Receber em outras moedas

Um dos fatores que mais motiva empresários a investirem em processos de exportação é que, com isso, passarão a receber em outros câmbios, mais valorizados do que o real. A alta cotação do dólar, por exemplo, configura uma ótima oportunidade para vender os seus produtos no exterior, pois a margem de lucro será bem maior vendendo em dólar do que em real. Por isso, aproveite as vantagens do câmbio para exportar e aumentar o lucro da sua empresa ainda mais.

  • Aproveitar incentivos fiscais 

Muitas pessoas não sabem, mas com o intuito de fechar a balança sempre positiva, o governo brasileiro oferece incentivos fiscais para empresários interessados em exportar os seus produtos. Com essa medida, produtos brasileiros dos mais variados ficam mais competitivos no cenário internacional e, consequentemente, há um aumento no número de exportações realizadas do Brasil para o resto do mundo.

Por isso, pesquise e procure saber como exportar produtos com incentivos fiscais do governo. Certifique-se de que a sua empresa está usando este recurso em seu benefício e obtenha um lucro ainda maior com as suas exportações.

  • Conquistar um maior market share

Com a instabilidade econômica vivida no Brasil atualmente, é altamente recomendado que a sua empresa amplie o seu market share (participação de mercado). Em outras palavras, quanto maior for a sua área de atuação e comercialização, menos sua empresa será afetada caso o Brasil esteja em crise.

Exportando para outros países, você terá uma fonte de renda sólida e menos oscilante,  fortalecendo o potencial de geração de receitas da sua empresa, a medida que o seu lucro não dependerá exclusivamente de um mercado ou moeda.

Como exportar produtos com agilidade e segurança? Conte com a Maxitrans!

Somos uma empresa internacionalmente reconhecida pela qualidade de rodoviários e logísticos no Brasil e em todo o Mercosul, e temos toda a estrutura e expertise para te auxiliar com os seus processos de exportação! Seja qual for o país de destino da sua carga, estamos aptos a desenvolver soluções completas e em todos os modais de transporte. Fale com um de nossos consultores para mais informações ou faça uma cotação com a nossa empresa clicano no botão abaixo:

Solicitar cotação com a Maxitrans