03Um Centro de Distribuição, também conhecido como CD, é uma unidade de empresas para armazenar matérias primas ou produtos acabados, com a finalidade de despachá-los para outras unidades, filiais ou clientes.

Um CD tem várias funções além de estocar mercadorias. Ele também auxilia empresas a fazerem o processamento de dados e otimiza os seus custos operacionais devido a centralização dos estoques.

Em outras palavras, a estrutura de um CD facilita a administração dos recursos necessários para a atividade de uma empresa ou o abastecimento de uma rede de varejo. Essa estrutura pode ser própria (uma unidade operacional da empresa) ou terceirizada (um armazém geral).

Confira abaixo as vantagens e desvantagens de cada um!

maxitrans-centro-de-distribuicao-comparacao

Analisando esse quadro comparativo, podemos perceber que ter um Centro de Distribuição próprio pode proporcionar mais segurança a uma empresa, que, diferentemente daquelas que optarem por terceirizar o seu CD, não terá que lidar com variáveis de preços.

No entanto, se o volume de produção da sua empresa é sazonal e a demanda varia muito, um Centro de Distribuição terceirizado pode te proporcionar mais custo benefício, pois, a partir dele, você terá mais flexibilidade de estoque e mão de obra.

Existem outras variáveis de decisão sobre montar o seu próprio Centro de Distribuição ou terceirizar. Além disso, caso você opte por ter a sua própria estrutura, é preciso ainda definir qual o local mais estratégico para a construção do seu CD e como ele deve ser para atender as demandas de sua empresa de forma efetiva.

A Maxitrans conta com uma equipe de profissionais especializados e aptos a fazer um diagnóstico completo de sua empresa, a fim de te ajudar a encontrar a solução ideal para a construção ou terceirização do seu CD!

Para ter essa assistência individualizada, basta entrar em contato com a nossa equipe! Você pode também visitar o nosso site para saber mais sobre os nossos serviços logísticos e como podemos otimizar a cadeia de suprimentos da sua empresa!