Você já ouviu falar em cabotagem? Esse é o termo usado para caracterizar o transporte feito entre os portos de um mesmo país – ou seja, diz respeito apenas ao transporte marítimo dentro do território nacional. No Brasil, a cabotagem é considerada por algumas empresas como um modal  promissor, pois nossa costa navegável é muito extensa.

Contudo, ainda que seja considerada uma boa alternativa em termos de capacidade de carga e menor impacto ambiental, existem alguns outros fatores que não são tão benéficos assim. O Brasil ainda apresenta alguns desafios para esse modal, e é justamente sobre isso que vamos falar nesse post.

Cabotagem – entraves que você precisa estar ciente

1- Burocracia

Apesar de se tratar de um transporte seguro e eficiente, o modal marítimo entre portos nacionais sofre com o excesso de burocracia da política nacional de transportes que, na maioria dos casos, prioriza o rodoviário.

Uma das razões que justificam esse problema é o fato de a cabotagem estar sujeita à praticamente as mesmas regras do tratamento de longo curso, que diz respeito ao transporte internacional de carga. Ou seja, ela tem quase o mesmo tratamento do que mercadorias que circulam entre países, embora esteja em território doméstico.

Isso ocorre porque mesmo transitando em território nacional, a carga concorre com terminais de comércio internacionais. O resultado é uma maior demora para que a carga chegue ao seu destino final.

2- Custos

Um outro problema desse modal é a estrutura dos custos operacionais. A mão de obra é muito cara, pois há falta de profissionais no mercado. Isso ocorre porque eles precisam ser treinados para a cabotagem: é preciso mostrar como funciona, quais são os equipamentos utilizados e como será a modelagem da operação.

Além disso, os custos de combustíveis também são elevados. Esses fatores afetam aproximadamente 2/3 dos custos do curso total.

3- Alta carga tributária

Outro problema deste modal é a alta carga tributária, tanto na prestação do serviço de cabotagem quanto sobre a carga transportada. Como falamos anteriormente, o Brasil tende a valorizar o transporte rodoviário e, por isso, geralmente os benefícios tributários são direcionados à ele.

Por isso, os impostos não são um problema somente pela burocracia e demora na liberação de documentos, mas também pelos altos custos.

Esperamos tê-lo ajudado a entender mais sobre os desafios da cabotagem!

Você pode também entender sobre os principais modais usados no Brasil através do post que fizemos listando os prós e contras de cada um deles.

E caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato com a Maxitrans! Ficaremos satisfeitos em te dar todo o suporte para que o seu transporte seja realizado da maneira mais segura e ágil possível!

cabotagem