Você sabia que as despesas logístas representam um dos maiores gastos de uma empresa? E é exatamente por isso que, a fim de se manterem competitivos no mercado, varejistas precisam de um bom plano de abastecimento. Isto é, saber otimizar os seus processos de forma a reduzir custos logísticos relacionados, por exemplo, ao armazenamento e distribuição da carga.

Com uma gestão de estoques bem planejada, executada e controlada, uma empresa já estará um passo a frente de assegurar o seu faturamento e se manter competitiva no mercado. Em outras palavras, uma boa estratégia de armazenagem pode ajudar, e muito, a reduzir os custos logísticos e aumentar a sua lucratividade! Quer saber como? Veja os tópicos abaixo!

Como reduzir custos logísticos de armazenagem

  • Entenda quais são as suas despesas

A maioria dos varejistas não têm controle sobre os gastos envolvidos em seus processos de abastecimento, sendo incapazes de diferenciar suas despesas logísticas do próprio valor de fabricação dos produtos. No entanto, a primeira coisa a se fazer para reduzir custos logísticos é saber, em detalhes, quais são os principais dispêndios para manter o funcionamento da cadeia de suprimentos da sua empresa atualmente.

Tendo esse controle, fica mais fácil de realizar um comparativo de gastos x orçamento, identificando onde as despesas possam ser reduzidas ou otimizadas e elaborando um plano de ação para reduzir custos logísticos.

  • Identifique a estrutura ideal para te atender

Outra prática essencial para reduzir os custos logísticos é otimizar ao máximo o seu espaço de armazenagem. A melhor forma de fazer isso é, sem dúvidas, identificando qual é a melhor opção de arquitetura do espaço para o seu armazém.

Existem armazéns específicos para atender a cada tipo de necessidade, como por exemplo armazéns aduaneiros para cargas importadas/exportadas, armazéns que atuam com determinadas classificações de mercadorias, entre outros. Analise as opções e encontre a que oferece o melhor custo benefício para acomodar a sua carga!

  • Utilize de recursos tecnológicos

Atualmente, existem diversos recursos tecnológicos para facilitar os processos logísticos de sua empresa e otimizar os seus gastos. Se tratando da armazenagem de produtos, você pode, por exemplo, utilizar sistemas como o ERP, que permite que você monitore o seu volume de vendas e equilibre os níveis de estoque com as demandas de entrega – automatizando processos e aumentando a produtividade do setor.

Já o WMS é um sistema voltado especificamente para o controle de rotinas dentro do estoque. Através dele, você pode monitorar processos como recebimento, armazenagem, separação de pedidos, inventário de materiais e expedição.

  • Conte com a assistência da Maxitrans

A Maxitrans é uma transportadora renomada no âmbito nacional e internacional. Além de transporte rodoviário, oferecemos uma ampla gama de serviços logísticos, que englobam armazenagem, consultoria, desembaraço, frete aéreo e marítimo.

Com um moderno Centro Logístico localizado na grande São Paulo, estamos estruturados para dar todo o suporte na integração da cadeia logística dos nossos clientes. Oferecemos armazenagem de produtos acabados/matéria -prima não IMO para importação, exportação e distribuição regional, além de cross docking para operações internacionais de exportação. Conte com a nossa assistência para gerir os seus estoques de forma econômica e eficiente! Quer saber mais? Fale com um consultor Maxitrans.

Conteúdos Relacionados: