RNTRC é a sigla para Registro Nacional de Transportadores de Carga, um registro de responsabilidade da ANTT, obrigatório para todos que trabalham com transportes no país, seja empresa ou caminhoneiro. Trata-se de uma maneira de trazer formalidade ao setor, protegendo e regulamentando os transportes de maneira a garantir que os produtos possam ser transportados com efetividade e agilidade.

Assim, o RNTRC atua como uma certificação de que o serviço está em conformidade com a lei e que o transporte em questão está dentro de todas as legalidades. Por isso, é importante perceber que, embora muitas pessoas pensem que se trata apenas de uma questão burocrática, o registro tem muita importância para o setor de logísticas, e é justamente sobre isso que vamos falar neste post.

Importância do RNTRC

Como dissemos anteriormente, o RNTRC disciplina e padroniza os transportes que circulam no território nacional. Por isso, esse registro coíbe o trabalho de transportes não qualificados e, concomitantemente, qualifica o mercado. Portanto, além de melhorar a qualidade dos serviços, otimiza a competitividade do setor.

O RNTRC também diminui o preço dos seguros, das perdas e dos roubos, devido ao sistema de identificação, que tem sido modernizado. Assim, pode-se rastrear muitos veículos através de um chip parecido com o de celulares. Fica mais fácil, por exemplo, rastrear cargas clandestinas, contrabandos ou veículos furtados.

Para o Brasil como um todo, o registro também é muito importante. Além de tornar a fiscalização do setor mais eficaz, o RNTRC facilita o policiamento de transportes que não atendem aos padrões exigidos pela ANTT. Torna-se mais fácil, também, mensurar a distribuição espacial, idade média e número de frotas atuantes.

Através desses dados obtidos, o governo consegue separar melhor os dados de atuação (regional, urbano e estadual) e ter maior conhecimento das atividades autônomas, empresariais e cooperativas. Com isso, fica mais fácil promover melhorias e incentivos à àrea.

Para obter o RNTRC, é preciso que as transportadoras e cooperativas tenham os seguintes documentos organizados:

  • Comprovante de inscrição do CNPJ
  • Cartão de CNPJ ativo e constando o transporte de cargas como atividade principal
  • Contrato social da empresa ou estatuto da cooperativa
  • Comprovante de regularidade junto ao INSS
  • Comprovante de quitação das contribuições sindicais
  • Certificação negativa de débitos ou positiva com efeitos negativos emitida pela Receita Federal
  • Certificado de regularidade com o FGTS, emitido pela CAIXA
  • Relação das filiais da empresa (caso tenha)

Importância de escolher uma transportadora que está em dia com o RNTRC

Para regularizar o registro, é preciso que a transportadora tenha em mãos uma série de documentos e se submeta á alguns processos de fiscalização da ANTT. Em termos práticos: você não vai em um médico que não tenha um número de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), certo? Trata-se uma certificação de qualidade e confiança.

Além disso, é uma maneira de garantir aos seus clientes que a carga será transportada de maneira segura e cuidadosa, o que resulta em clientes fiéis e satisfeitos.

Caso o autônomo ou transportadora não estiveram com a situação regularizada, problemas como: risco de cargas ou multas, podem acontecer.

A Maxitrans é uma transportadora responsável e segura e, portanto, valoriza a importância do RNTRC. Por isso, conte conosco para transportar sua carga!