A Tecnologia da Informação é um termo comumente utilizado para designar o conjunto de recursos (hardware e software) dedicados ao armazenamento, processamento e comunicação da informação, bem como o modo de como esses recursos estão organizados em um sistema. Porém, é preciso gerenciar todo esse fluxo de dados, e isso é feito através da Gestão da Informação.

Tecnologia da Informação na Logística

Na logística, a TI não veio somente para agilizar, mas também para promover a exatidão de diversas tarefas, que anteriormente eram realizadas somente com os recursos humanos, como por exemplo, o estoque, o picking (separação) e as conferências de cargas expedidas x carregadas.

Um sistema operacional completo, no mercado de logística, é chamado de ERP (Enterprise Resource Planning), ou seja, “Planejamento dos Recursos da Empresa”. Dentro desse planejamento, existem vários outros sistemas. Os mais comuns são os Sistemas TMS (Sistema de Gestão de Transportes) e o WMS (Sistema de Gestão de Armazéns).

Dentro de cada um desses processos e softwares, existem interfaces que promovem a disseminação das informações entre uma etapa e outra do processo, facilitando a logística integrada e alinhando as operações de uma empresa.

Uma importante ferramenta digital é o EDI (Electronic Data Interchange) ou “troca eletrônica de dados” é a chamada comunicação comercial, financeira e logística entre parceiros de negócios.

Os EDI’s mais comuns do transporte são classificados de acordo com os dados que são trocados, entre o remetente, o destinatário e o propósito para o qual os dados são utilizados, por exemplo, quando o embarcador envia ao transportador a NF ou outros documentos da carga (Invoice e Packing List).

Como se dá o processo de TI

A primeira atividade a ser realizada por um transportador após a coleta da mercadoria é a emissão do conhecimento de transporte e se for o caso o manifesto eletrônico de carga também.

Atualmente em cada etapa de movimentação de materiais ou controle de estoque, seja de MP (matéria-prima) ou de PA (produto acabado) existe e faz-se necessário um rigoroso controle de informações e não só controlar, mas a palavra-chave é “disponibilizar” essas informações a todos os envolvidos e interessados em recebê-las.

Outro importante processo de comunicação na logística é o chamado “Tracking” ou Rastreamento do Veículo Transportador ou da Carga, e a Disponibilização dessas informações aos interessados, através das mais diversas plataformas, atualmente muito comum nas operações de E-Commerce.

Existem diversos outros exemplos de sistemas ou processos que se sustentam basicamente pelo apoio da TI, mas esses acima citados são os principais.