Você já ouviu falar em Just in time? Traduzido para “na hora certa” ou “no momento certo” e também conhecido como JIT, este termo caracteriza-se por um sistema de gestão que tem como objetivo coordenar uma linha de produção, a fim de assegurar que determinada empresa seja capaz de “produzir a quantidade demandada a uma qualidade perfeita, sem excesso e de forma rápida, transportando o produto para o lugar certo no tempo desejado” (Hall, R. W., 1983).

O sistema JIT, que surgiu no Japão em meados da década de 70, foi desenvolvido pela empresa Toyota como forma de coordenar sua linha produtiva com a procura específica por vários modelos de carro, visando eliminar o excesso ou escassez de produção e garantir que não houvesse nenhum tipo de atraso nas entregas de seus veículos.

Quais são os seus benefícios?

A partir da utilização do Just in time, uma empresa estará tornando toda a sua cadeia produtiva mais eficaz e otimizada. Em outras palavras, ela será capaz de reduzir seus custos com estoques ou mercadorias paradas, ter um maior controle de sua organização logística, evitar superprodução e otimizar o transporte de seus produtos finais, o que acaba eliminando o tempo de espera dos seus compradores.

Abaixo, você pode conferir os principais benefícios associados a implementação desse sistema:

  • Elimina desperdícios
  • Possibilidade de atuar em espaço físico menor (redução de estoque)
  • Otimização do fluxo de informação da sua empresa
  • Manufatura de fluxo contínuo
  • Flexibilidade de produção

Como aderir ao Just in time?

O sistema JIT pode ser aplicado em qualquer linha produtiva e é um dos pilares para a gestão eficiente de empresas que atuam em diversos setores. Por se tratar de uma técnica simples, a sua implementação não demanda altos investimentos. Portanto, se você deseja adotar esse sistema em sua empresa, é importante que você reveja todo o seu processo produtivo, assim como todos os dados relativos a sua cadeia de suprimentos,  a fim de fazer um planejamento que garanta a qualidade do produto, eficiência na produção e agilidade na entrega.

Outra boa medida para facilitar a implementação desse sistema em sua linha de produção é contar com a assistência de empresas que contribuam para sua execução em todas as etapas do processo logístico. Um bom exemplo disso é a Maxitrans, que através do serviço LTL, realiza e incorpora o sistema de JIT nas operações dos seus clientes, a fim de que eles produzam conforme sua demanda e reduzam seus custos com estoques.

Em outras palavras, quando realizamos a operação de exportação/importação no sistema consolidado, com data de saída e chegada fixa ou determinada, utilizamos o sistema JIT para, não só otimizar o transporte das mercadorias de nossos clientes, como também impactar positivamente em toda a sua cadeia logística, através de trabalho e administração voltados para esse sistema.

Quer saber mais sobre como a Maxitrans incorpora o sistema Just in Time em suas operações logísticas e de transporte? Fale com um de nossos consultores e entenda como podemos contribuir para o alinhamento da sua cadeia de suprimentos!