Sabemos que para realizar demandas de transporte rodoviário de cargas dentro dos padrões legais é necessário cumprir uma série de exigências. No entanto, quando estamos falando do transporte de cargas perigosas, a legislação é ainda mais rigorosa.

É considerada perigosa toda e qualquer mercadoria que apresenta riscos à saúde das pessoas, ao meio ambiente ou à segurança pública, seja ela originada da natureza ou de algum processo industrial.

Alguns exemplos de cargas perigosas são:

  • Explosivos;
  • Gases;
  • Líquidos inflamáveis;
  • Sólidos inflamáveis, combustão espontânea, substâncias que em contato com água emitem gases inflamáveis;
  • Substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos;
  • Substâncias tóxicas e substâncias infectantes;
  • Substâncias radioativas;
  • Substâncias corrosivas;
  • Substâncias e artigos perigosos diversos.

O transporte de cargas perigosas requer várias prevenções específicas para cada tipo de mercadoria. Todas as regras e cuidados foram cuidadosamente elaborados a fim de garantir um frete seguro tanto para a carga, quanto para o motorista e o meio ambiente.

Portanto, ao transportar cargas perigosas, é importante contar com uma transportadora que tenha experiência e entenda da legislação para esse tipo de atividade. Para que você conheça mais sobre essa legislação, explicaremos neste post sobre as regras atuais para o transporte de cargas perigosas. Confira!

Legislação de Transporte de Cargas Perigosas 

Recentemente, as regras referentes ao transporte de produtos perigosos sofreram algumas alterações. Desde julho de 2017, começaram a valer as normas previstas na resolução 5.232/2016 da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Dentre as mudanças em relação à resolução que estava em vigor anteriormente (420/2004), está a inclusão de elementos perigosos que antes não constavam na legislação, novas exigências sobre embalagens e alterações em nomenclaturas.

Além da resolução 5.232/2016 (que substitui a 420/2004), o transporte de cargas perigosas ainda está regulamentado pela 3.665/2011. Em caso de descumprimento das exigências, o responsável pelo transporte pode ter que arcar com multas de R$ 400 a R$ 1.000 – e que podem ser cumulativas de acordo com a infração identificada.

As resoluções de transporte de cargas perigosas atuais compreendem, principalmente, os seguintes aspectos:

Embalagem

Sinalização especial com os “rótulos de risco”, indicando o risco apresentado pelo produto transportado, e os “painéis de segurança”, onde há o número de risco e o número ONU do produto, ou seja, o número que identifica o produto de acordo com a listagem de produtos perigosos utilizada internacionalmente e estabelecida pela Organização das Nações Unidas.

Treinamento de equipe

Para conduzir um caminhão utilizado no transporte de cargas perigosas é necessário fazer um treinamento especializado. Ou seja, antes de atuar dentro desta função, profissionais do ramo devem apresentar certificação do curso para Condutores de Veículos de Transportes Perigosos, com carga horária de 50 horas, e manter-se constantemente atualizados ao longo da carreira através de cursos de atualização.

A partir dessa capacitação, toda a equipe estará devidamente treinada para seguir corretamente as medidas de segurança necessárias para cada transporte, atentando-se para aspectos como:  condições de pneus, freios e iluminação; existência de vazamento; embalagem e posicionamento da carga, etc.

Com tantas regras a serem seguidas, é necessário contar com uma transportadora que tenha o conhecimento necessário para realizar o transporte de cada tipo de mercadoria perigosa. Na Maxitrans, estamos prontos para atender as suas demandas de transporte de cargas perigosas com eficiência e agilidade.

A partir de parceria com a empresa WGRA, oferecemos aos nossos clientes a garantia de um serviço completo de Gerenciamento de Riscos, com equipes treinadas para esse tipo de serviço e equipamentos de pronto atendimento em caso de emergências. Recebemos ainda a certificação de “Acidente Zero”, que comprova que a nossa empresa não registrou nenhuma ocorrência no transporte de produtos perigosos no último ano.

Transporte suas cargas perigosas com a Maxitrans e garanta um serviço de qualidade e em total harmonia com as normas de segurança, saúde e meio ambiente. Clique no botão abaixo para obter uma cotação sem compromisso: