O ano novo já está aqui, e, com ele, também damos boas vindas a muitas inovações, em todos os setores econômicos e empresariais. No âmbito do transporte e logística, essa realidade não é diferente. O desenvolvimento tecnológico vem moldando este mercado em vários aspectos, desde a gestão de operações até a entrega ao consumidor final.

E para que você fique por dentro dessas tendências e saiba exatamente o que esperar deste ano, separamos as principais novidades no mundo do transporte e logística em 2018! Confira!

Inovações de Transporte e Logística

  • Logística em Tempo Real

Através de um sistema de software avançado, já é possível integrar caminhões e dados logísticos em toda a cadeia de suprimentos. As análises são baseadas na nuvem e não se limitam a apenas saber a localização da frota. Elas também permitem a previsão da chegada da carga, além de oferecer dados como o estado de saúde do motorista, a temperatura e a pressão barométrica do frete.

Por meio de sensores, a transportadora também poderá determinar o espaço e peso disponível em seus caminhões, otimizando os seus processos de movimentação e abastecimento de carga. Tudo isso será transmitido, em tempo real, para a transportadora e todas as partes envolvidas na operação.

  • Entrega por Drones

Idealizada e já em fase de testes pela multinacional Amazon, a entrega por drones é outra tendência de transporte que em breve estará disponível em larga escala. Apesar de algumas empresas já utilizarem desta tecnologia para a entrega de pizzas e afins, o delivery por drones ainda enfrenta limitações em questões de tamanho, peso, localização e condições de transporte. No entanto, em 2018, esta novidade deve estar disponível para a entrega de mais produtos e em uma maior extensão.

  • Transporte Autônomo

Outra tecnologia que deve se fortalecer e ganhar mais destaque no ano de 2018 é o transporte autônomo, ou seja, veículos que são capazes de operar sem um motorista. Embora esta modalidade ainda sofra alguns desafios e esteja em fase de teste para assegurar a sua total segurança, os carros auto-dirigíveis são uma realidade cada vez mais próxima no âmbito do transporte e mobilidade urbana. Diversas empresas já investem nesta tecnologia, como o Google, Volvo, LG e Uber.

  • Logística Verde

Na atual conjuntura em que vivemos, sustentabilidade também é sinônimo de modernidade. Empresas de todos os setores estão constantemente em busca de soluções inovadoras, que sejam capazes de diminuir os impactos ambientais de suas operações e contribuir para a preservação do planeta. Dessa forma, algumas práticas, como logística verde e sustentável, estão em alta. Empresas de transporte integram cada vez mais as suas operações com ações ecologicamente corretas.

Estas são apenas algumas das muitos avanços que 2018 trará para a indústria logística no ano de 2018! Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro do que há de mais interessante e inovador que acontece no mercado de transportes e logística! Clique aqui e conheça mais sobre a Maxitrans!