Estabelecer bons sistemas de armazenagem logística é fundamental para gerir a sua cadeia de suprimentos de forma eficiente. E com o desenvolvimento tecnologico e todos os recursos disponíveis no mercado atualmente, esse processo se tornou muito mais fácil.

Você já parou para pensar se está usando a tecnologia a favor do seu negócio? No post de hoje, falaremos sobre as principais formas pelas quais um setor de logística pode se beneficiar através do emprego de recursos tecnologicos em seu processo de armazenagem.

Primeiramente, é importante pensar: os sitemas de armazenagem logística que você usa atualmente agregam valor ao seu negócio?

Usar um sistema manual para fazer o seu controle de estoques pode, muitas vezes, ser um processo ineficiente para a sua empresa. Isto é, imprimir uma lista de picking, pesquisar a estante correspondente ao produto, identifica-lo e transferi-lo para o setor de embalagem com a documentação necessária leva tempo. Sem contar com o tempo necessário para a embalagem dos itens, antes que eles possam ser liberados para o frete.

E é aí que a tecnologia entra a favor do seu negócio, oferecendo sistemas de Gerenciamento de Inventário que podem tornar esse processo muito mais dinâmico e organizado para você e o seu negócio.

A tecnologia e os sistemas de armazenagem logística

Ao incorporar sistemas de gerenciamento e controle de estoques, todas as atividades relacionadas às suas atividades de armazenagem de produtos podem ser monitoradas pelo uso de sensores e programação inteligente.

E mesmo que você não esteja projetando o armazém do seu negócio do zero, ainda é possível empregar recursos tecnologicos para melhorar o seu controle de estoque e reduzir o tempo necessário para disponibilizar mercadorias ao seu despachante. Alguns softwares, por exemplo,  podem ser usados ​​para monitoramento de inventário, permitindo que todos os funcionários de uma empresa acompanhem cada etapa do processo em tempo real e minimizando o número de atividades envolvidas na preparação dos produtos para a distribuição.

Imagem relacionada

Vantagens da tecnologia para um armazenamento eficiente

Com um sistema de gerenciamento de inventário automatizado, seu negócio será capaz de responder prontamente às solicitações do cliente. E o que é ainda melhor: caso o seu sistema incorpore sensores que indicam baixos níveis de mercadoria, ele também pode servir como suporte ao seu planejamento futuro de estoques, otimizando tempo dos seus funcionários ao eliminar o processo de conferência manual e promovendo economias a longo prazo.

Estabelecer um sistema de armazenagem eficiente também pode gerar uma redução nos custos de transporte das suas mercadorias. Isso ocorre porque, ao diminuir o tempo gasto para processar e despachar os pedidos, as mercadorias poderão ser despachadas em um serviço consolidado (LTL) ao invés de dedicado (FTL), através do sistema JIT. Clique aqui para saber mais sobre suas vantagens!   

Por fim, listamos abaixo algumas tecnologias que podem te ajudar na gestão de estoques: 

  • Etiquetas RFID

Ao utilizar etiquetas RFID, você será capaz de alimentar o seu banco de dados com todas as informações de um carregamento recebido, sem a necessidade de cadastrar cada item manualmente. O processo ocorre de forma automática e instantânea, otimizando a gestão logística da sua empresa. Clique aqui para saber mais sobre os benefícios dessas etiquetas. 

  • Big Data

O Big Data vem ganhando cada vez mais destaque dentro do segmento de logística. Isso ocorre pois, através de sua aplicação, empresas são capazes de analisar de perto cada etapa de uma operação, facilitando o controle de suas atividades como um todo e permitindo com que elas integrem seus processos de maneira eficaz. Clique aqui e saiba sobre suas vantagens!

  • Warehouse Management System (WMS)

O WMS é um software que ajuda a gerenciar estoques de uma maneira eficiente. Essa tecnologia de armazém permite que várias atividades sejam monitoradas simultaneamente e inclui recursos como dados de localização e relatórios referentes a cada produto processado em seu estoque. 

  • Armazenamento na nuvem

Além de desperdício, manter registros de estoques e mercadorias em papel é um trabalho longo e cansativo. Entretanto, com o armazenamento na nuvem, todos os dados e relatórios referentes às suas cargas, vendas e faturamento estarão salvos com segurança e que poderão ser acessados a qualquer momento, de qualquer lugar.

Quer saber sobre outras formas de otimizar as operações logísticas de sua empresa? Acesse o blog da Maxitrans e confira nossos conteúdos exclusivos, com o que há de melhor em informação no mundo do transporte e da logística!