Todo cidadão comum que já frequentou armazéns ou supermercados presenciou, em algum momento, produtos faltando na prateleira. No entanto, na maioria dessas vezes, os centros de distribuição tinham quantidade de sobra para atender à demanda dos clientes. Os motivos dessa contradição podem ter muitas raízes, mas uma das soluções pode ser a utilização do planejamento de distribuição (DRP).

Como função primordial, o DRP visa distribuir os produtos que estão armazendos no centro de distribuição da rede varejista/atacadista entre os seus pontos de venda. Por isso, encorporá-lo no seu negócio pode fazer muito pelo seu sistema organizacional. É exatamente sobre isso que vamos falar neste post.

Planejamento de distribuição: como funciona

O planejamento de distribuição é uma estratégia usada para coletar e registrar informações referentes à demanda. Além de também auxiliar na elaboração de uma previsão das necessidades futuras da empresa. Portanto, há uma triagem de todo o processo de distribuição, o que garante a disponibilidade dos produtos e o atendimento das ofertas.

Primeira etapa: Levantamento

A primeira etapa consiste no levantamente dos produtos que já se encontram disponíveis no centro de distribuição e nos pontos de venda. A partir daí, elaboram-se soluções com base nos dados obtidos, como:
  • Estoque disponível para venda
  • Ordens/pedidos
  • Produções pendentes
  • Frequência de entrega
  • Quantidade mínima para compra
  • Armazenagem e distribuição
  • Tempo total dos pedidos

Segunda etapa: Planejamento

A segunda etapa busca criar um modelo capaz de estabelecer soluções e medidas necessárias para manter o abastecimento do mercado. Essa fase é importante para definir os recursos necessários para a criação de estratégias logísticas.

Logo, são determinadas as quantidades de produtos tendo em vista fatores como:

  • Locais e períodos de necessidade
  • Planejamento dos modais de transporte
  • Mão de obra e estrutura
  • Investimento em estoque
  • Nível de compras por mercadoria

Terceira etapa: Soluções

Depois de obter todas as informações e fazer o monitoramento do cenário atual da empresa, é hora de recomendar quais ações precisam ser tomadas para atingir o ponto ideal entre aquisição, produção e distribuição do produto.

Assim, a companhia conseguirá atender exatamente o que o mercado necessita, sem que ocorram problemas de falta ou sobra de mercadorias.

Benefícios do planejamento de distribuição

Como você deve ter percebido, o planejamento de distribuição é um controle que organiza e gerencia todos os processos de produção e distribuição da companhia. Logo, ele pode ser usado em qualquer setor mercadológico e trazer inúmeros benefícios, como:

  • Melhorias na eficiência operacional

Com o planejamento de distribuição bem alinhado, a empresa se organiza sistematicamente dentro da sua logística. Assim, ela sabe perfeitamente quantos produtos precisa produzir, para onde e quando enviar, quantos transportes serão necessários etc. O que faz com o que o processo se torne ágil, eficiente e diminua a ocorrência de erros ou problemas inesperados.

  • Favorece o investimento em novas tecnologias e serviços

O raciocínio é simples: se a sua empresa não vai gastar tanto tempo para gerenciar a cadeia logística, ela pode investir tempo, energia e dinheiro em novas tecnologias e serviços que precisem de um pouco mais de atenção.

  • Maior competitividade

Hoje em dia, sabemos como os consumidores estão exigentes e como o mercado está competitivo. Se o cliente chegar ao ponto de venda e não encontrar nenhum dos seus produtos na prateleira, você está dando uma super oportunidade para que seus concorrentes saiam na frente.

Logo, organizar a cadeia logística é ter certeza que seu produto sempre estará disponível no tempo e no local corretos, o que com certeza lhe gerará clientes recorrentes e satisfeitos!

Ainda tem dúvidas sobre estratégias logísticas?

Fale com a Maxitrans! Somos uma empresa referência no mercado como excelente provedora de serviços rodoviários e consultoria logística.

Nosso sistema de gestão é moderno. Por isso, estamos sempre abertos para incorporar estratégias que nos façam crescer e impulsionar nossos negócios, como é o caso do planejamento de distribuição.

Caso ainda tenha dúvidas sobre qualquer assunto acerca de logística operacional ou serviços, fale conosco! Será um prazer atendê-lo e auxiliá-lo!

planejamento de distribuição