RFID, do inglês Radio Frequency Identification (Identificação por Radiofrequência), é o termo utilizado para definir um método de identificação automática, feita através de sinais de rádio. Essa tecnologia é, em grande parte, utilizada em forma de etiquetas, com pequenos chips que transmitem informações em tempo real.

As etiquetas RFID podem ser encontradas em diveros setores, com propósitos distintos. Em lojas, por exemplo, elas servem para disparar um alerta contra roubos, caso alguém tente passar pelo sensor do estabelecimento com um produto que ainda esteja com a etiqueta. Já em hospitais, o uso da etiqueta RFID com sensor de temperatura possibilita o monitoramento do paciente em pequenos intervalos de tempo. Nos aeroportos, por sua vez, as etiquetas são colocadas nas malas para que as mesmas sejam facilmente relacionadas ao seus respectivos donos e destinos.

Aplicação na Logística

No segmento de logística, a tecnologia RFID é essencial para o monitoramento efetivo de uma cadeia de suprimentos, a medida que facilita o inventário e gerenciamento de estoque. Mas você deve estar se perguntando: como ela faz isso?

As etiquetas RFID são colocadas no carregamento, embalagem ou produtos de uma empresa. Elas contêm um chip que carrega todas as informações referentes àquela mercadoria. A partir daí, os dados de várias etiquetas podem ser interpretados simultaneamente, sem a necessidade de aproximá-las do leitor ou scanner – tudo é feito através da emissão de sinais de rádio.

Assim, ao utilizar etiquetas RFID, você será capaz de alimentar o seu banco de dados com todas as informações de um carregamento recebido, sem a necessidade de cadastrar cada item manualmente. O processo ocorre de forma automática e instantânea, otimizando a gestão logística da sua empresa.

Existem dois tipos de etiquetas RFID: passivas e ativas. A função de uma etiqueta passiva se limita a receber o sinal enviado pela base transmissora e responder a este sinal. Esse tipo de etiquetas serve, portanto, somente para controle de produtos e estoque. No entanto, há também as etiquetas ativas, que possuem uma bateria capaz de emitir sinais de forma independente. Através do envio de sinal das etiquetas ativas, é possível identificar – em tempo real – a localização de uma mercadoria ou carregamento.

Benefícios da etiqueta RFID

  • Inventório em tempo real;
  • Controle de estoque: registro automático de entradas e saídas;
  • Constante atualização do banco de dados;
  • Velocidade na movimentação de mercadorias;
  • Rastreamento com localização precisa;
  • Integração entre fornecedores;
  • Melhoria no reabastecimento;
  • Possibilidade de reutilização de etiquetas;
  • Prevenção de furtos e falsificação de produtos.

Com todas essas funcionalidades, o RFID permite que você tenha uma maneira eficaz de otimizar sua cadeia logística. Se utilizada corretamente, essa tecnologia pode ser um grande diferencial competitivo para sua empresa, contribuindo para a melhoria dos serviços, aumento do controle de qualidade, redução do tempo e custo de movimentação das suas mercadorias.

Quer saber mais sobre outras ferramentas e tecnologias importantes para o segmento de logística? Continue acompanhando o blog da Maxitrans! Somos uma empresa especializada na prestação de serviços de logística e transporte rodoviário e postamos conteúdos semanais com tudo que há de melhor em informações e novidades neste setor.

Clique aqui e veja os nossos serviços!