Se você está inserido no setor de produção, logística ou transportes, provavelmente já ouviu falar da NR-11. Essa Norma Regulamentadora foi criada para reduzir os riscos de acidentes de trabalho, através da instituição de uma série de regras e determinações para o funcionamento de uma empresa. A legislação estabelece que qualquer descumprimento da norma implica em multa e, em casos extremos, até mesmo a interdição da companhia infratora.

Segundo dados publicados pela Associação de Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Amatra 1), o Brasil registra mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano, sendo considerado o 4ª país com o maior volume de casos de acidentes laborais em todo o mundo.

Para mudar esse cenário, a NR-11 compreende requisitos de segurança a serem observados no que diz respeito a atividades como armazenagem, manuseio, transporte e movimentação de insumos, tanto de forma manual quanto mecânica. Dessa forma, ela contribui para a prevenção de eventualidades que coloquem em risco a integridade física dos trabalhadores envolvidos em determinado processo produtivo ou logístico.

Mas como essa norma afeta as atividades logísticas de uma empresa? Continue lendo este post para descobrir.

Aplicação da NR-11 no setor logístico

No âmbito da logística, a NR-11 estabelece uma série de normas de segurança, que devem ser consideradas ao longo de todas as etapas de um processo de movimentação de carga, incluindo atividades de armazenagem, manuseio e transporte, e movimentação de materiais.

Entre as várias diretrizes estipuladas pela Norma, pode-se destacar:

  • equipamentos utilizados na movimentação de produtos devem ser visíveis para todos os funcionários, bem como as informações sobre limite de carga, nome do responsável técnico e CNPJ da empresa fabricante;
  • materiais utilizados devem ser construídos com o objetivo de oferecer segurança para os trabalhadores e resistência durante a execução das tarefas;
  • somente profissionais que recebem treinamento específico estão aptos a operar equipamentos com força motriz.

Adicionalmente às regras sobre os equipamentos e profissionais habilitados, a NR-11 também detalha alguns cuidados sobre o local de trabalho, sempre focando no bem-estar e segurança dos trabalhadores no cotidiano das empresas. É necessário, por exemplo, realizar um controle rigoroso da emissão de gases tóxicos e outros poluentes em ambientes fechados e/ou de pouca ventilação.

Em suma, a NR-11 é essencial para garantir a segurança dos seus empregados e deixar a sua empresa imune de sofrer qualquer tipo de consequência legal devido ao descumprimento das regras estabelecidas.

É importante frisar, no entanto, que além de providenciar equipamentos e infraestrutura dentro dos padrões estabelecidos pela NR-11, deve-se também investir no treinamento constante da força de trabalho para garantir a excelência no manuseio dos mesmos e minimizar os riscos de acidente. Dessa forma, a sua empresa poderá obter o melhor desempenho com segurança e eficiência.

Gostou das informações abordadas neste texto? Fique ligado no Blog da Maxitrans para acessar mais conteúdos exclusivos sobre logística e transporte!

Sobre a Maxitrans 

Somos uma transportadora e prestadora de serviços logísticos com forte presença no mercado nacional e internacional. Baseados em São Paulo, estamos aptos a atender às suas demandas de transporte rodoviário através de soluções completas e competitivas, sempre visando a excelência operacional e segurança da sua carga.

Quer saber mais?