” Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje ”

A expressão acima reflete muito bem a principal ideia defendida pela metodologia Kaizen: um processo de melhoria contínua. De origem japonesa, a palavra Kaizen origina-se de dois ideogramas: Kai, que representa mudança e Zen, que quer dizer virtude ou bondade. A junção dos dois termos, por sua vez, define o emprego de mudanças que são capazes de agregar valor e qualidade a um determinado processo.

Essa filosofia japonesa pode ser aplicada em todas as dimensões da vida, seja no âmbito pessoal, familiar, acadêmico ou profissional. No entanto, o foco do post de hoje é em como a metodologia Kaizen pode gerar ótimos resultados em termos de geração de negócios no mercado de logística.

A metodologia Kaizen e o mercado de logística

No universo dos negócios, a metodologia Kaizen defende que as empresas não devam permitir que nem sequer um dia se passe sem a adoção de alguma melhoria em seus processos. Essas melhorias devem ser fruto de uma análise constante do desempenho da empresa, identificando falhas e pensando em soluções para a prevenção ou correção destas.

Desde que constantes, as mudanças empregadas podem ser operacionais, organizacionais, comunicacionais ou até mesmo no que se refere a qualidade de vida dos funcionários daquela empresa. Afinal, quando falamos de melhoria, qualquer tentativa é válida!

Se tratando do mercado de logística em particular, a metodologia Kaizen é utilizada como forma de reduzir custos, aumentar a produtividade  e, consequentemente, a geração de lucro de uma determinada empresa. Mas o que essa metodologia envolve e como emprega-la dentro da sua realidade? Confira essas respostas abaixo!

Como a metodologia Kaizen funciona?

Para aplicar a metodologia Kaizen, primeiramente é importante instituir na sua empresa um pensamento mais colaborativo, onde todos se unam para pensar em como podem contribuir para a otimização de processos e o melhor desempenho da empresa. Para começar, estimule que os seus funcionários façam sempre a seguinte reflexão: qual o cenário atual da empresa, qual a situação desejada e como eles podem contribuir para chegar a essa situação?

Ressaltamos que a aplicação da metodologia Kaizen é um processo lento, mas contínuo de melhorias. Para que uma empresa seja capaz de implementa-la de forma bem sucedida, é necessário o treinamento e esforço constante de sua equipe. Afinal, como todos os colaboradores da sua empresa têm participação na execução da metodologia Kaizen, é natural que eles estejam devidamente instruídos para tal.

A aplicação da metodologia Kaizen possui sete fases:

  1. Identificação de oportunidade
  2. Análise do processo
  3. Desenvolvimento de uma solução ideal
  4. Implementação da solução
  5. Estudo dos resultados
  6. Padronização da solução

Quais as vantagens de sua aplicação?

O mercado de logística está em constante evolução e, para que uma empresa se mantenha competitiva, é necessário acompanhar essas mudanças de forma dinâmica. E essa é a principal vantagem da metodologia Kaizen – sua aplicação permite que você seja capaz de responder rapidamente a cenários desfavoráveis, desenvolvendo soluções que tenham impacto considerável no lucro e desempenho produtivo do seu negócio como um todo.

Entre as vantagens da metodologia Kaizen, destacam-se:

  • Aumento de qualidade: melhorias em produtos, serviços, ambiente de trabalho, práticas e processos;
  • Otimização de custos: redução de gastos com mão de obra, matéria prima, energia e outros recursos;
  • Entregas mais rápidas: eficiência de transporte e monitoramento de coletas e entregas;
  • Gestão: melhorias nos procedimentos administrativos, nos sistemas de informação e na elaboração de documentação e relatórios;
  • Segurança do trabalho: melhoria nas condições de trabalho e redução dos danos ao meio ambiente.

Quer saber mais sobre outras metodologias e tecnologias importantes para o segmento de logística? Continue acompanhando o blog da Maxitrans! Somos uma empresa especializada na prestação de serviços de logística e transporte rodoviário e postamos conteúdos semanais com tudo que há de melhor em informações e novidades neste setor.

Clique aqui e veja os nossos serviços!