Você já ouviu falar sobre a metodologia 5S? Ela nasceu no Japão, num momento em que o país passava por uma reestruturação econômica necessária devido à devastação causada pela Segunda Guerra Mundial. Assim, o objetivo foi assegurar a competitividade dos produtos japoneses, que buscavam espaço no mercado internacional.

Nos dias atuais, a metodologia 5s passou a ser uma filosofia. Dessa maneira, empresas de qualquer segmento podem aplicá-la ao ambiente de trabalho, a fim de garantir disciplina e segurança nos processos. Por isso, se você deseja melhorar a qualidade e a produtividade dos seus negócios logísticos, fique atento ao texto de hoje.

Princípios da metodologia 5S

Como você deve imaginar, todos os conceitos da metodologia começam com a palavra S. Agora, vamos entender no que consiste cada um dos cinco termos: 

SEIRI – Senso de utilização 

O primeiro S da metodologia consiste em utilizar os recursos com equilíbrio e bom senso. Ou seja: adotar esse princípio significa gerir as ferramentas, máquinas, materiais e informações da sua empresa de maneira inteligente, garantindo a organização dos insumos.

Assim, há o descarte de itens que são dispensáveis. E os materiais primordiais para o desenvolvimento das operações são colocados mais próximos, o que gera um ambiente limpo e coordenado. 

SEITON – Senso de organização

O senso de organização é a importância de ter todas as ferramentas disponíveis em um ambiente de fácil acesso. Para que isso ocorra, é importante estabelecer padrões e utilizar recursos como: painéis, etiquetas, estantes etc.

Com esse formato, o ambiente de trabalho fica mais eficiente e o tempo é otimizado, já que os profissionais encontram facilmente tudo aquilo que precisam. 

SEISO – Senso de limpeza

O Seiso define a importância de eliminar sujeira, resíduos ou qualquer corpo estranho ou objeto desnecessário. Esse princípio tem o objetivo de criar uma consciência de limpeza coletiva no trabalho, mostrando que um bom ambiente depende da colaboração de todos, não sendo uma questão apenas da faxina. 

Assim, cada funcionário é responsável pela limpeza e organização dos itens usados por ele, bem como pelo zelo e a boa utilização dos espaços comuns. Além disso, ele também deve cuidar do seu aspecto pessoal e, logo, não deve se apresentar desleixadamente. 

SEIKETSU – Senso de padronização e saúde

O senso de padronização está ligado à manutenção dos itens citados anteriormente pela utilização de meios que ajudem a organizá-los, como placas, iluminação, padrões de cores, entre outros. Pode ser o caso de colocar na cozinha uma notificação lembrando os funcionários de lavarem a louça ao sair ou placas nos banheiros para que eles os mantenham limpos.

Já no âmbito da saúde, o Seiketsu defende que as pessoas devem cuidar da sala de trabalho, banheiros, refeitórios e outros ambientes onde condições higiênicas são fundamentais para a qualidade de vida de todos. 

SHITSUKE – Senso de disciplina ou autodisciplina

O último S consiste em lembrar todos os profissionais sobre a sua responsabilidade e a necessidade de se policiar para garantir que os princípios sejam atingidos. O objetivo é fazer com que todas as pessoas abracem a filosofia da empresa e se percebam como parte do processo para o bem-estar coletivo. 

Assim, absorver e cultivar os valores abordados pela metodologia é parte da cultura da companhia e, portanto, de todos os funcionários. 

Benefícios da metodologia 5s

Como você já deve ter percebido, o benefício primordial da metodologia 5s é garantir um ambiente de trabalho melhor e mais agradável. No entanto, veja uma síntese de tudo o que ela pode fazer pelo seu negócio:

  • Melhor aproveitamento do espaço

Devido à organização, os espaços são otimizados.

  • Maior controle de estoques 

Um espaço arrumado e classificado facilita muito o controle do que entra e sai da empresa e também dos seus insumos e matérias-prima.

  • Redução de custos 

Por meio do uso de recursos com equilíbrio e bom senso e do controle de estoque, os desperdícios são minimizados consideravelmente, ou até mesmo cessados, o que reduz gastos na empresa. 

  • Aumento da qualidade de vida dos trabalhadores

Um ambiente higiênico, limpo e bem estruturado melhora a qualidade de vida de todos os que fazem parte da empresa.

  • Funcionários mais motivados e engajados

Em decorrência da melhora da qualidade de vida, os funcionários se sentem muito mais felizes no ambiente empresarial, o que gera mais motivação e engajamento.

  • Melhoria na qualidade de atendimento

Por fim, funcionários felizes e bem humorados têm mais prazer em atender o cliente, o que gera consumidores satisfeitos e um atendimento de mais qualidade.  

Ainda tem dúvidas?

Como você pode perceber, a metodologia 5s é uma filosofia que gera um efeito-dominó de dentro para fora do ambiente corporativo: a partir da implementação dos princípios, vários benefícios internos acontecem, o que gera um ciclo positivo que acarreta na maneira como o cliente enxerga seu negócio.

Ainda tem dúvidas? Fale conosco! A Maxitrans implementou essa estratégia e, por isso, podemos ajudá-lo com dúvidas e questões sobre esse assunto!

metologia 5s