Logística integrada é, sem sombra de dúvidas, um dos termos mais utilizados entre profissionais da área logística quando descrevem os serviços oferecidos por sua empresa ou destacam os seus diferenciais frente aos concorrentes. E o seu conceito não foge muito do significado original da palavra ‘integrar’, que é agir de forma integrada é proporcionar a conexão e interatividade entre diferentes áreas de um mesmo processo.

A logística integrada se dá quando um transportador ou agente de carga assume total responsabilidade sobre o transporte de uma carga, planejando uma estratégia completa, que engloba todas as etapas de forma a otimizar o processo do começo ao fim.

O desenvolvimento e aprimoramento das operações logísticas ocorridos nos últimos anos contribuíram para uma maior integração das etapas de transporte, permitindo que gestores pudessem gerenciar a cadeia de suprimentos de forma mais estratégica. Em outras palavras, se a logística já era responsável por processos como gestão de estoques e transporte, por exemplo, hoje ela permite uma integração e acompanhamento ainda mais eficaz de cada fase desse processo, que vai desde a coleta, até a armazenagem, embalagem e entrega final do produto.

Como aplicar a logística integrada?

Por se tratar de uma cadeia de processos bem alinhados, pode-se dizer que um dos aspectos fundamentais para a aplicação efetiva da logística integrada seja a gestão da comunicação entre partes. Isto é, para que os processos sejam otimizados e operem com sinergia, é necessário manter um fluxo de informações constante, claro e objetivo.

O compartilhamento de informações em tempo real é fundamental para que as operações sejam alinhadas de forma mais assertiva e em menos tempo. Na Maxitrans, por exemplo, a nossa frota é inteiramente equipada com rastreador de satélite (GPRS), proporcionando aos nossos clientes um maior controle sobre a localização e status de sua carga.

Quais são os principais benefícios da logística integrada?

Inúmeras são os benefícios de se investir na integração dos serviços prestados por um negócio de logística. Além da otimização, a empresa pode também realizar um acompanhamento eficiente de cada etapa do transporte de uma carga, estabelecendo uma comunicação efetiva com os seus fornecedores e parceiros e interligando processos que sejam relacionados e que impactem um ao outro. Veja os principais benefícios de uma transportadora ou agente de carga que opere de forma integrada:

  • Controle sobre o fluxo de produtos e processos
  • Acompanhamento completo de operações
  • Melhoria contínua e otimização das rotinas de trabalho
  • Melhores índices de produtividade
  • Redução de custos ao longo de toda a cadeia
  • Aumento da lucratividade e vantagem competitiva

A Maxitrans é uma empresa que presta serviços logísticos e rodoviários estratégicos, que visam potencializar as operações comerciais de empresas de diversos setores no Brasil, Argentina e Mercosul. A nossa empresa possui toda a infraestrutura necessária para mover as mais diversificadas mercadorias, prezando sempre pela eficiência operacional, agilidade e flexibilidade de rotas. Estamos prontos para analisar a sua demanda de transporte individualmente e traçar a solução ideal para ela. Oferecemos acompanhamento completo e estratégias que englobam todas as etapas da movimentação da sua carga de forma integrada.

Além da logística integrada, oferecemos uma estrutura diferenciada aos nossos clientes, com uma moderna frota de caminhões e escritórios estrategicamente localizados no Brasil e na Argentina. Clique aqui para saber mais sobre os nossos serviços ou contate a nossa equipe para outras informações!