Em um post anterior, já abordamos o conceito de KPIs e listamos os principais indicadores de desempenho logístico que você deve aplicar na sua empresa. Clique aqui para conferir! Mas você sabe exatamente por que deve adotar estes indicadores como parte do seu dia-a-dia no trabalho? Neste artigo, explicaremos de que forma os KPIs podem contribuir para o sucesso da logística do seu negócio.

Os indicadores de desempenho logístico garantem que você tenha sempre parâmetros para avaliar a evolução da performance e dos resultados obtidos pelo seu negócio. Através dos KPIs, falhas na cadeia de suprimentos podem ser facilmente identificadas e, caso a sua linha produtiva estiver movendo na direção errada, é possível agir rapidamente para resolver a situação.

Quando um KPI mostra que o desempenho do seu negócio está dentro do esperado ou até mesmo excedendo as suas expectativas, você pode ainda definir um padrão mais alto de resultados a serem atingidos. Por esse motivo, os KPIs são essenciais para desenvolver uma estratégia de crescimento que condiz com a realidade do seu negócio.

Importância dos indicadores de desempenho logístico

Além de servirem como estímulo para a sua empresa crescer e se tornar mais competitiva no mercado, os indicadores de desempenho logístico também exercem papel fundamental na retenção de clientes. Isso é especialmente verdadeiro para empresas que almejam estabelecer vínculos contratuais ou relações a longo prazo com os seus clientes.

Através dos KPIs, é possível que os seus clientes monitorem o desempenho das atividades executadas pela sua empresa e saibam identificar quando os resultados entregues estiverem abaixo dos níveis acordados entre as partes. Ao fornecer estes dados, as chances dos seus clientes se fidelizarem ao seu negócio são maiores porque eles terão uma forma palpável de analisar a sua evolução ao longo do tempo e de que forma o seu negócio gera valor através dos serviços prestados.

Em suma, os indicadores de desempenho logístico possibilitam maior visibilidade do desempenho do seu negócio e permitem uma avaliação quantitativa e qualitativa mais abrangente. Quando bem escolhidos e alinhados aos objetivos da sua empresa, os KPIs eliminam erros e permitem que você direcione todos os seus processos logísticos para atingir as metas estipuladas.

De um modo geral, os indicadores de desempenho logístico devem ser aplicados nas seguintes áreas da sua empresa:

1) Captura de pedidos;

2)  Gerenciamento de estoques;

3) Compras e gerenciamento de fornecedores;

4) Produção/fabricação;

5) Armazenagem;

6) Transporte.

É importante ressaltar que, apesar de existirem diversos indicadores de desempenho atualmente, não há necessidade de mensurar todos eles. Para obter sucesso através da análise de KPIs, o primeiro passo é definir aqueles que realmente importam para o seu negócio. Assim, você poderá dar a devida atenção a cada um e realmente utilizar as informações mensuradas em prol da constante otimização dos seus processos logísticos.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você! Se quiser ler outro conteúdo que pode ajudar a estruturar o seu setor logístico, clique aqui e confira o nosso post sobre a importância de elaborar projetos logísticos para o funcionamento da sua empresa.