Imagine a seguinte situação: você é dono de uma loja de doces e, de repente, um cliente chega querendo comprar três brigadeiros, mas você só tem um. Logo, duas coisas ruins acontecem. A primeira é que você perdeu a oportunidade de vender uma quantidade maior de produtos (o que traz bons lucros). Já a segunda foi a percepção do cliente, ele pode ter tido a impressão de que você é alguém despreparado e, até mesmo, pouco profissional. Na verdade, tudo isso poderia ter sido evitado por meio de uma boa gestão de estoque de segurança.

Como o próprio nome já sugere, essa prática é adotada para que a empresa garanta que não vai perder ou atrasar vendas por não ter conseguido gerir sua demanda. Por isso, ela é tão importante e, para que você entenda melhor, nós listamos algumas razões para adotar o estoque de segurança nos seus negócios imediatamente. Confira!

Por que implantar um estoque de segurança na sua empresa

Seu cliente não deve ser lesado

Alguns produtos ou matérias primas da sua empresa podem ter um prazo de entrega mais longo e, em alguns casos, variações nesse tempo. Por exemplo, um fornecedor pode fazer uma entrega, em média, a cada cinco dias. Contudo, pode ser que em um determinado mês ele enfrente problemas e, por isso, demore 10 dias entre um despache e outro.

Consegue perceber? Nem tudo o que ocorre nos seus negócios depende de você. Por isso, o estoque de segurança ajuda a lidar com as variações de terceiros sem afetar o consumidor final. Em suma: os trâmites do seu fornecedor o afetam, mas não necessariamente devem chegar até o seu cliente.

Estoque parado = dinheiro parado

Levando em consideração o exemplo dado anteriormente, imagine que o fornecedor que atrasou sua demanda é responsável apenas por uma peça da sua linha de montagem. Entretanto, sem o estoque de segurança, você não conseguiria finalizar seus produtos, o que significa, na prática, capital parado!

Por isso, temos aqui mais uma razão para a adoção de uma boa gestão de estoque. Afinal, se você precisa esperar que a linha de produção esteja 100% nos eixos para que sua empresa consiga fluir, você vai se deparar com estagnação diversas vezes. E acredite, isso vai te custar muitos reais!

Seu carro chefe nunca pode faltar no estoque

Nem todos os produtos terão a mesma aceitação pelos clientes, obviamente. Algumas mercadorias têm mais saídas e outras menos. No entanto, uma coisa é fato: se você possui um produto que é considerado o carro-chefe na sua empresa, ele nunca pode estar fora de estoque. Isso porque, muitas pessoas associam sua marca a esse item então, não encontrá-lo pode soar como um descaso com o consumidor. Logo, ter um estoque de segurança para essas particularidades é quase uma obrigação!

Precisa de ajuda para organizar seu estoque de segurança?

Embora o estoque de segurança seja imprescindível nas empresas, ele não é fácil de ser calculado. Para uma boa mensuração, você deve levar em consideração a demanda, os prazos logísticos e o sistema de vendas. Além disso, uma má gestão do estoque pode fazer com que os itens sobressalentes deixem de ser seguros e comecem a se tornar um desperdício.

Por isso, se ainda tiver dúvidas, fale conosco! A Maxitrans é uma empresa de transporte com mais de 15 anos de mercado. Oferecemos também serviços de consultoria logística para quem busca otimizar sua cadeia de suprimentos, reduzir custos e alinhar processos.

estoque de segurança