Omnichannel, no português, multi-canal, é o termo que diz respeito a integração dos diferentes canais de comunicação de uma empresa com os seus clientes, a fim de atender às necessidades dos consumidores em diversas plataformas, como: loja física, redes sociais, e-commerce, televendas, totem, entre outras.

Em um mundo cada vez mais globalizado, varejistas que adotam ao Omnichannel proporcionam uma experiência positiva aos seus clientes, a medida em que esse sistema permite com que eles alinhem sua estratégia de vendas com as tendências de compra do público atual. Isso pode tornar uma empresa mais competitiva no mercado, servindo como um grande diferencial na escolha do cliente pelo seu negócio.

Sendo assim, segundo a plataforma E-Commerce Brasil, a fim de atingir um número cada vez maior de consumidores, “empresas de varejo começaram a investir em tecnologia, recursos para a cadeia de suprimento e estratégias de processamento de pedidos capazes de proporcionar uma experiência integrada em todos os canais de venda.”

Como implementar o Omnichannel?

Empresas que desejam aplicar o sistema omnichannel devem investir na integração de todos os seus canais. Em outras palavras, é necessário criar uma estratégia organizacional que alinhe os setores da empresa como um todo, permitindo que o consumidor transite livremente entre as plataformas de compra disponíveis para ele (loja física, e-commerce, totem, entre outros), sem que haja nenhum problema de comunicação.

Além disso, para garantir a efetividade do omnichannel também deve-se proporcionar um bom atendimento ao consumidor, que seja capaz de sanar suas dúvidas e resolver todos os seus problemas, independentemente da origem.

Oportunidades

A implementação do Omnichannel facilita o processo de compra para o consumidor final, de forma a contribuir para que este tenha uma experiência positiva com sua empresa. Isso irá não só aumentar sua credibilidade no mercado, como também suas vendas, a medida em que seus produtos/serviços estarão disponíveis em uma maior quantidade de canais, atingindo também um número maior de pessoas.

Desafios

O grande desafio do omnichannel é saber implantá-lo de maneira efetiva, ou seja, integrar todos os canais de venda de uma empresa de forma com que os seus processos de armazenamento, logística, distribuição, entrega e atendimento estejam constantemente alinhados. Para garantir essa sintonia, é necessário dispor de uma organização estratégica, além de investimentos em tecnologias e mão de obra qualificada. No entanto, a longo prazo, o sistema pode não só otimizar os custos de uma empresa, como também aumentar o seu faturamento.

A Maxitrans busca acompanhar estes conceitos de mercado, implementando a abordagem de vendas multicanal que proporciona uma experiência de compra consistente por todos os pontos de contato com o cliente. Dessa forma, integramos e alinhamos todas as nossas formas de atendimento e comunicação – vendedores, website, redes sociais, mobile, entre outros. O principal objetivo é atender os clientes e consumidores com excelência.

Além disso, estudamos também implementar uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Consumidor), que deverá facilitar o gerenciamento dos pedidos e informações dos clientes, agilizando todo o processo.

Clique aqui para saber mais sobre como a Maxitrans pode agragar valor ao seu negócio através dos nossos serviços de transporte e logística!