As empresas de logística e transporte de cargas do Brasil enfrentam um cenário de constantes desafios. Em grande parte, estes se dão em decorrência da precariedade de estradas, juntamente à escassez de infraestrutura e políticas públicas eficientes no país. Para se ter uma ideia, segundo estudo feito pela Associação Nacional de Transporte de Carga & Logística (NTC), em 2005, apenas 11% das estradas brasileiras eram asfaltadas.

Analisando este dado, percebemos que a infraestrutura disponível para transporte rodoviário no território brasileiro não é adequada à população e ao tamanho da economia do país. Isso acaba dificultando o trabalho das transportadoras, que precisam constantemente se reinventar a fim de apresentar soluções eficientes e ágeis para mover as mercadorias de seus clientes.

Principais desafios logísticos no Brasil 

  • Infraestrutura inadequada

Como mencionamos acima, lidar com a infraestrutura inadequada é um dos maiores desafios logísticos do Brasil na atualidade. Devido a precariedade das estradas, por exemplo, as transportadoras precisam arcar com altos custos de manutenção de sua frota – o que influencia diretamente no aumento do valor dos serviços de frete rodoviário.

  • Mudanças no cenário econômico

Com um cenário político e econômico marcado por mudanças e instabilidade, o trabalho das transportadoras brasileiras acaba sendo prejudicado. Em outras palavras, empresas que atuam no setor precisam lidar com aumentos constantes no preço dos combustíveis e insumos, além de todos os reajustes anuais.

  • Falta de mão de obra qualificada

Encontrar mão de obra qualificada para atuar no setor é outro grande desafio enfrentado pelas transportadoras e empresas de logística do Brasil. Atualmente, está cada vez mais difícil contar com profissionais capacitados para atuar em todos os níveis da operação, que engloba desde motoristas, até gestores e logísticos. No entanto, a mão de obra é um fator-chave para garantir a eficiência do transporte.

De que forma a Maxitrans atua para oferecer o melhor serviço aos seus clientes, superando todos os desafios logísticos do Brasil?

A Maxitrans é uma empresa com anos de experiência em desenvolver soluções de transporte personalizadas para atender às mais específicas demandas e cargas. Contamos com um time de profissionais com amplo expertise em logística, estando aptos a desenvolver operações eficientes em torno de todas as dificuldades enfrentadas pelo setor logístico no Brasil.

Como parte dos nossos serviços, analisamos o contexto logístico da operação, atuando junto aos clientes a fim de otimizar os recursos e superar qualquer desafio encontrado ao longo do caminho. Buscamos nos destacar em serviços como o fracionado LTL, onde podemos trazer benefícios e melhoria econômica a embarcadores/exportadores/importadores, devido ao formato inteligente de atuação na nossa rota Brasil/Argentina.

Quer saber mais? Fale com um de nossos consultores e descubra porque a Maxitrans tem a combinação perfeita entre infraestrutura e know-how para atendê-lo de forma integrada e com soluções competitivas no mercado.