Em um post anterior, já abordamos algumas estratégias imprescindíveis para reduzir os custos logísticos da sua empresa. Clique aqui para conferir! Contudo, mesmo com tantas maneiras de tornar as atividades de logística de uma empresa mais econômicas, muitos empresários possuem certa resistência à implantação de mudanças na organização da sua cadeia de suprimentos.

Tal objeção geralmente pode ser explicada pelo pensamento de “se tem dado certo dessa forma, para que mudar?”. Contudo, diante de um mercado altamente competitivo, surge a necessidade de estar constantemente se reinventando e criando formas de oferecer produtos e serviços de alto valor agregado e, ao mesmo tempo, com um bom custo-benefício. Embora pareça cômodo manter os seus processos logísticos estagnados, isso pode resultar não apenas em um menor lucro para a sua empresa, como na desvalorização da mesma no mercado.

Dessa forma, é importante que você esteja sempre antenado para novas formas de otimizar os seus processos e reduzir custos logísticos e, acima de tudo, aberto para aplicar essas estratégias em seu negócio. Se você ainda não está convencido, abaixo listamos as principais razões pelas quais você deve reduzir os custos logísticos da sua empresa. Confira!

Por que adotar medidas capazes de reduzir os seus custos logísticos?

1- Ganho de competitividade

Seja qual for o seu mercado de atuação, você provavelmente precisa lidar com um alto índice de concorrência – principalmente quando se trata da indústria varejista. E com a concorrência, vem também uma maior exigência por parte dos clientes, que estão sempre em busca da empresa que oferece o melhor custo-benefício do mercado.

Ao implementar estratégias para reduzir os gastos com a logística envolvida nos seus processos, você será automaticamente capaz de oferecer preços mais competitivos na comercialização dos seus produtos. Afinal, os custos logísticos estão embutidos no preço total de qualquer mercadoria que requer transporte e/ou armazenamento até chegar ao consumidor final. Isso pode fortalecer o seu nome no mercado e atrair ainda mais clientes!

2- Expansão das suas possibilidades de investimento

À medida que a sua empresa se torna mais competitiva no mercado, isso também pode gerar um aumento no lucro obtido por ela. E com uma receita maior, virão também várias possibilidades de investimento. Você será capaz de, por exemplo, valorizar mais os seus funcionários e incentivá-los a entregar um serviço ainda melhor ou até mesmo investir na implantação de tecnologias e inovações que te coloquem à frente dos seus concorrentes.

3- Entregar serviços de melhor qualidade

Uma das estratégias mais efetivas de reduzir custos logísticos é aderindo à terceirização. Embora algumas empresas sejam capazes de suprir todas as suas demandas logísticas internamente, nem sempre essa é a alternativa mais viável. Além de exigir um alto investimento, dependendo da quantidade de demandas de transporte/armazenamento que você receber, os seus funcionários podem ficar sobrecarregados e a sua frota/armazéns podem não ser suficientes para atender às demandas de todos os seus clientes de forma eficaz.

Por outro lado, ao terceirizar, você terá acesso a serviços de alta qualidade, executados por empresas com foco exclusivo na área logística e com estrutura adequada para cuidar da sua cadeia de suprimentos independentemente do tamanho da demanda.

Conte com a Maxitrans para otimizar os custos logísticos do seu negócio!

Somos uma transportadora com ampla experiência no desenvolvimento de soluções inteligentes e competitivas de frete rodoviário, tanto no âmbito nacional, quanto internacional.

Para te garantir o melhor custo-benefício do mercado, avaliamos cada demanda de transporte cuidadosamente e buscamos criar sinergia entre a sua empresa e outros clientes com perfil similar. Com isso, somos capazes de desenvolver soluções econômicas de transporte consolidado, onde os custos do frete são compartilhados entre dois ou mais embarcadores.

Quer saber mais?