• Português
  • English
  • Español

Cross-docking: entenda mais sobre esse conceito

Posted on

(1103)

Constantemente citamos no blog o quanto o cenário atual é competitivo. O que não faltam são empresas que oferecem produtos e serviços similares. Por essa razão, o cliente precisa de outros fatores para construir sua preferência. Logo, a velocidade na entrega com o cross-docking pode ser um fator diferencial!

Do mesmo modo, é possível otimizar os processos internos da sua empresa, reduzir custos, espaço e ainda garantir qualidade de entrega para o cliente final. Para entender esse conceito, seus benefícios e como aplicá-lo na sua empresa, confira o artigo.

Afinal, o que é cross-docking?

O cross-docking é um sistema de distribuição no qual o produto adquirido pelo cliente é despachado para um centro de distribuição ou para um armazém. Nesse local, a mercadoria é enviada para o consumidor final de maneira imediata. 

Por se tratar de uma distribuição rápida e sem necessidade de grandes espaços, essa técnica ganhou muita visibilidade no e-commerce (lojas virtuais). No entanto, as empresas físicas também perceberam o potencial do cross-docking. Por isso, hoje ele é usado em diversos setores do mercado. 

Literalmente, o termo significa “cruzando as docas”. Logo, o nome faz referência à prática de intermediar produtos desembarcados nos galpões das docas e transportá-los por meio de esteiras automatizadas para veículos previamente preparados para cada região.

Vantagens do cross-docking

  • – Redução de gastos com estoque

Por não ter necessidade de manter um estoque, sua empresa será capaz de funcionar em um espaço menor, além de não precisar se preocupar com nenhum tipo de gasto com gestão e manuseio.

Portanto, os recursos que seriam direcionados para esse gerenciamento são eliminados e poupados.

  • – Quantidade de mercadoria flexível

Outro grande benefício do cross-docking é a flexibilidade que a empresa tem com a quantidade de mercadorias comprada.

Em outras palavras, ao contrário de empresas que mantêm um estoque fixo de produtos, negócios que optam pelo cross-docking têm a liberdade de solicitar maior ou menor quantidade de mercadorias, dependendo da sua demanda.

Isso evita a escassez ou o excesso de produtos. Além disso, se você lida com uma demanda flutuante, não terá nenhum prejuízo caso ela oscile.

  • – Agilidade no transporte

No cross-docking, o estoque de uma empresa é substituído por um centro de distribuição que possui o único propósito de preparar e reenviar a mercadoria enviada pelo fornecedor.

Isso gera mais eficiência e garante o máximo de agilidade na entrega do produto ao seu destino final.

  • – Eleva a satisfação do cliente

Eliminando o processo de estocagem, sua equipe terá mais tempo. Assim, poderá concentrar seus esforços em garantir que tudo ocorra da melhor maneira possível.

Isso, combinado a um sistema de entrega rápida e eficiente, irá trazer satisfação dos clientes. Em consequência, eles serão fiéis a sua marca, o que gera uma ótima vantagem competitiva.

Como implementar o cross-docking na sua empresa

Para conhecer o fluxo indicado para a implementação de cross-docking em grandes centros logísticos, veja as etapas abaixo: 

Treine a equipe

Antes de qualquer mudança ou investimento é preciso garantir que sua equipe terá capacidade de gerenciar esse novo sistema. Afinal, o cross-docking é um modelo operacional diferente do tradicional e precisa ser tratado como tal.

Portanto, é fundamental desenvolver uma equipe de operações multidisciplinar, qualificada para lidar com fornecedores diversos e separar as cargas entre diferentes transportadoras ou veículos da frota.

Negocie com os fornecedores

Depois de garantir a qualificação dos colaboradores é preciso negociar com os fornecedores. É importante destacar que você não precisa envolver todos nesse processo. Somente os que você mais confia e tem uma relação próxima

Nesse sentido, solicite a ele a reserva de uma quantidade suficiente para garantir a reposição imediata da sua demanda e estabeleça um prazo padrão. 

Utilize um sistema ERP 

É ideal contar com um software para tornar o fluxo de informações entre você, o seu fornecedor e o cliente mais ágil e eficiente. Só assim você conseguirá automatizar o processo!

Além disso, com um ERP é possível sincronizar dados com todas as áreas da empresa e saber a previsão de chegadas dos produtos em tempo real.

Conte com a Maxitrans!

A Maxitrans possui parceiros e estrutura própria para atender às necessidades de transporte dos clientes dentro do regime especial cross-docking.

Portanto, garantimos agilidade e total eficiência no transporte de suas mercadorias. Do fornecedor até o seu centro de distribuição e do seu CD até o comprador!

Para saber mais sobre como podemos auxiliar o transporte de suas cargas, fale conosco!


Send Comment