O mercado de logística e transportes possui alguns termos técnicos que nem sempre são bem compreendidos por empresas de outros ramos. No post de hoje, vamos falar sobre o envio de carga fracionada. Se você quer saber mais sobre essa modalidade de transporte, para quem é recomendada e quais as suas vantagens e desvantagens, está no lugar certo!

Primeiramente, vamos ao conceito do transporte carga fracionada: esse tipo de frete é utilizado para movimentar mercadorias que não preenchem todo o espaço de uma carreta. Ele é ideal para empresas que precisam transportar cargas compactas, a medida que possibilita a consolidação dos produtos de mais de um embarcador em um mesmo frete.

Portanto, se o seu negócio precisa transportar insumos ou produtos finais com uma certa frequência, mas não tem a quantidade necessária para fazer um transporte lotação, o envio de carga fracionada pode ser a solução ideal para atendê-lo. Abaixo, listamos as principais vantagens e desvantagens deste tipo de frete. Veja só!

Vantagens do Transporte de Carga Fracionada 

Redução de custos de operação

O maior benefício do transporte de carga fracionada são os custos reduzidos. Como a sua carga estará dividindo o espaço da carreta com as cargas de outros embarcadores, os custos do frete também serão divididos entre todas as partes. Dessa forma, o envio de cargas fracionadas é uma forma de racionalizar os custos e tornar operações logísticas mais competitivas.

Aumento de segurança para as mercadorias

Consolidar várias cargas em um mesmo caminhão significa utilizar de forma eficiente o espaço disponível no baú. Na maioria dos casos, não haverá  pode proporcionar condições mais seguras de transporte à sua carga, visto que ela terá menos chance de se locomover durante o transporte.

Periodicidade e agilidade de entregas

Por último, essa modalidade de transporte também permite que a sua empresa possa transportar mercadorias com maior frequência e agilidade. Em outras palavras, você não precisará esperar até ter produtos suficientes para preencher uma carreta inteira antes de realizar um frete. Pelo contrário, você pode ir transportando os seus produtos em parcelas menores e à custos reduzidos . Isso também reduz a necessidade de manter grandes estoques para armazenar os seus produtos!

Desvantagens do Transporte de Carga Fracionada 

Limite de capacidade

Uma das desvantagens do transporte de carga fracionada é a capacidade de armazenagem limitada. Ou seja, caso a demanda pelos seus produtos aumente em alguma época do ano, é provável que você precise utilizar uma carreta inteira para transportá-los de forma mais econômica. Portanto, essa modalidade pode não ser a mais indicada para empresas que trabalham com escalas de produção oscilantes.

Menos flexibilidade de rotas

Para viabilizar o envio de carga fracionada, é necessário encontrar uma transportadora que tenha outros clientes interessados em transportar para rotas similares à sua. Isso não é um problema se os seus produtos transitam sempre pela mesma rota, mas pode ser um impedimento caso você esteja constantemente mudando o local de coleta e entrega das suas mercadorias.

Agora que você sabe mais sobre o transporte de carga fracionada, que tal começar a planejar o seu? Clique aqui e conheça as soluções de logística integrada da Maxitrans!

Conheça a Maxitrans 

Somos uma empresa que se destaca no mercado de logística como excelente provedora de serviços rodoviários. De perfil inovador e em perfeita sintonia com as demandas específicas de cada setor, transportamos cargas em âmbito Nacional e para todo o Mercosul, tendo reconhecimento especial na rota Brasil-Argentina.

Quer saber mais?