O segmento de logística é, em sua maioria, movimentado por duas frentes: transportadoras e a agentes de cargas. Cada uma exerce funções específicas para abastecer a cadeia de suprimentos de empresas de diversos setores. Neste artigo, você confere qual o papel de um agenciador de cargas e como ele se difere das atividades exercidas por uma transportadora.

Primeiramente, vamos aos conceitos básicos de transportadora e agenciador de cargas. Transportadoras são as empresas responsáveis por movimentar insumos e produtos finais da origem até o destino final estipulados em contrato com o embarcador. As modalidades de transporte podem variar entre rodoviário, ferroviário, marítimo ou aéreo – existindo transportadoras diferentes para atender demandas em cada um destes modais.

Um agente de cargas, como o nome já diz, tem como sua principal função agenciar a carga e cuidar de todos os trâmites burocráticos para que o seu transporte internacional ocorra de forma eficaz. Dessa forma, pode-se dizer que transportadoras e agentes de cargas andam lado a lado, visto que a transportadora viabiliza parte do trabalho do agenciador de cargas e vice-versa.

Para que você entenda como as atividades exercidas por ambas essas áreas são complementares, listamos abaixo as principais informações sobre cada uma. Confira!

Transportadora 

Principal característica: As transportadoras atuam com frota própria e cada uma é capaz de oferecer suas próprias especialidades. No modal rodoviário, por exemplo, é possível encontrar frotas equipada para transportar cargas refrigeradas, itens frágeis ou de alto risco. Dessa forma, o primeiro passo para contratar uma transportadora é encontrar a que mais se adequa à sua demanda de transporte, considerando fatores como rota, prazo de entrega e o tipo de mercadoria em questão.

Em que casos contratar? O contato direto com a transportadora é feito em duas situações. A primeira e mais comum se dá a partir de uma demanda de transporte nacional, que não requer a contratação de um agenciador de cargas. A segunda, por sua vez, se dá quando você possui uma demanda de transporte internacional, mas optou por contratar a transportadora ao invés de um agente de cargas. Apesar da transportadora não ter a estrutura própria para cuidar de todo o processo de importação e exportação, nesse caso ela pode te indicar parceiros para viabilizar outras partes da operação, como o despacho aduaneiro ou a logística integrada.

Quais os seus principais benefícios? A grande vantagem de contratar uma transportadora é ter a certeza que o frete de suas mercadorias está sendo feito por uma equipe especializada nesse tipo de atividade. Assim, a operação será inteiramente pensada para garantir a segurança da carga, a agilidade de entrega e o custo-benefício do frete. Manter uma frota própria requer um alto investimento, por isso, muitas vezes a opção mais viável é contar com o apoio de uma transportadora para realizar as coletas e entregas da sua empresa.

Two Box Trucks on Road

Agenciador de cargas 

Principal característica: O agenciador de cargas atua como uma ponte entre o embarcador e a transportadora. Ele torna o processo de importação ou exportação de cargas menos burocrático, a medida que fica responsável por gerenciar todos os documentos e negociações de frete para você, independentemente do modal de transporte. Ou seja, agentes de carga não são proprietários dos veículos utilizados para no frete, mas contam com parcerias estratégicas para viabilizá-lo da forma mais competitiva possível.

Em que casos contratar? O agente de cargas geralmente é contratado para atender transportes internacionais que demandam soluções de logística integrada ou a utilização de mais de um modal para serem realizados. Por poupar o tempo do embarcador, contratar esse tipo de empresa também é recomendado para gestores que precisam coordenar muitas operações logísticas ao mesmo tempo e buscam por uma maneira mais prática de gerenciar sua cadeia de suprimentos.

Quais os seus principais benefícios? Um agenciador de cargas pode proporcionar vantagem competitiva ao embarcador, a medida que possibilita que todas as suas necessidades logísticas estejam centralizadas com um mesmo operador e descarta a necessidade de contratar serviços adicionais. Sua contratação garante agilidade nas entregas e soluções de transporte personalizadas para a sua necessidade, até mesmo no caso de demandas complexas que envolvem a elaboração de um projeto de logística integrada/multimodal. Agenciadores também contam com parceiros logísticos ao redor do mundo, viabilizando importações/exportações para qualquer país.

Esperamos que o conteúdo seja útil para você! Se quiser conferir em mais detalhes como se dá o processo de enviar cargas para o exterior, clique aqui e acesse o nosso post com tudo que você precisa saber sobre o assunto!

Conheça a Maxitrans

Somos uma transportadora referência no mercado nacional e internacional. Auxiliamos embarcadores com demandas de frete no Brasil ou para outros países da América do Sul, garantindo agilidade e segurança para as suas mercadorias durante todo o trajeto. Solicite um orçamento com a Maxitrans clicando no botão abaixo!